Grupo de Trabalho Itaipu Saúde discute novas ações em 199ª Reunião Ordinária

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde) realizou sua 199ª Reunião Ordinária na manhã desta terça-feira, dia 30, na margem direita da Itaipu Binacional. O encontro reuniu membros e representantes do Brasil, Paraguai e Argentina para discutir e deliberar sobre projetos das Comissões Técnicas (CT) e encaminhar novas ações.

 

Durante a reunião, a Comissão Técnica 4 – de Saúde Mental apresentou a campanha trinacional do Setembro Amarelo de 2024, com o tema “Falar é a melhor solução”. A campanha visa informar sobre ansiedade e fatores de risco para crianças e adolescentes nos três países, alinhada com as políticas nacionais de prevenção ao suicídio. Além disso, a CT 4 propôs o “Fórum Trinacional da População em Situação de Rua: vozes da rua na fronteira, fortalecendo a comunidade”, que reunirá sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos e a população de rua para discutir políticas e direitos à dignidade e saúde na fronteira.

 

A Comissão Técnica de Doenças Crônicas reforçou a continuidade da Jornada de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares, marcada para 1º de setembro em Foz do Iguaçu. O evento, que acontecerá no Gramadão da Vila A, oferecerá informações sobre hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, diabetes, alimentação saudável e exercícios físicos, além de uma caminhada de 4 km e uma corrida de 6 km. O mesmo evento será replicado em 3 de novembro no Parque Linear, em Ciudad del Este, Paraguai.

 

A Comissão Técnica 6 – de Promoção, Educação e Comunicação em Saúde apresentou os próximos passos do 3º Intercâmbio Técnico-Científico entre Profissionais Enfermeiros. A terceira etapa do projeto envolverá 40 enfermeiros da Argentina, que conhecerão a realidade da saúde em Ciudad del Este (PY) nos próximos três meses. Em edições anteriores, equipes do Paraguai visitaram o Brasil e vice-versa.

 

A Comissão Técnica de Saúde Indígena discutiu a capacitação de líderes indígenas sobre prevenção de violência contra crianças, adolescentes e mulheres em comunidades indígenas da Tríplice Fronteira.

 

A Comissão Técnica 2 – Endemias e Epidemias apresentou resultados parciais do projeto de Vigilância Ativa de Precisão (VAP). Esse sistema monitora a saúde ambiental, animal e humana de forma integrada, permitindo a análise geográfica precisa e a emissão de alertas precoces para a prevenção de surtos de arboviroses em Foz do Iguaçu, substituindo métodos tradicionais utilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

 

“Celebramos os resultados obtidos com mais esta reunião ordinária”, afirmou Kleber Vanolli, Coordenador Suplente do GT Saúde e Gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional – margem esquerda. “Nossas comissões técnicas têm trabalhado a fim de trazer debates e soluções para a saúde dos três países e todos os projetos apresentados hoje retratam isso. Estamos preocupados e compromissados em trabalhar em conjunto pelas nossas populações”, completou.

 

Com a aprovação dos cinco projetos, a equipe do GT Saúde iniciará a execução das iniciativas. “Cada um desses projetos foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades e assim contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde da região trinacional”, disse a gerente da equipe executiva brasileira do GT Paula Zvir, atualmente operacionalizada pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

 

Além disso, as equipes executivas do Brasil e Paraguai do GT Saúde apresentaram em Assunção e Brasília os resultados das Oficinas para Construção do Planejamento Estratégico (PE) 2025-2030. Esse trabalho, iniciado em março, definiu as prioridades de ação de cada comissão técnica para os próximos cinco anos. “Desde essa região trinacional, temos o propósito de impulsionar políticas públicas que beneficiem a toda a população e que impactem positivamente no Brasil, Paraguai e Argentina”, destacou Silvia Abente, Coordenadora Suplente do GT Saúde e Gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional – margem direita.

 

  • Da redação com assessoria/ Fotos: Assessoria HMCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *