General Silva e Luna visita unidades de saúde e anuncia ações para melhorar atendimentos

 

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, visitou na sexta-feira (03) o Hospital Municipal e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek. Acompanhado do secretário municipal de Saúde e Bem-Estar, Fabio de Mello, ele anunciou medidas para melhorar o sistema de saúde da cidade, priorizando a redução de filas de cirurgias e a qualidade do atendimento.
“Nosso objetivo é ampliar a estrutura e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, garantindo maior capacidade de atendimento aos usuários”, afirmou Silva e Luna após percorrer corredores, conversar com pacientes e observar as condições das unidades de saúde.

Combate às filas de cirurgias
Entre as prioridades da nova gestão está o combate às filas de cirurgias eletivas. Fabio de Mello detalhou o plano de trabalho: “Estamos colocando em prática, já nestes primeiros dias, nosso plano para atender as pessoas que estão há mais tempo na fila, especialmente nas áreas de cirurgia geral, otorrino, ginecologia e urologia. Trabalhamos com a equipe do hospital para aumentar a capacidade do centro cirúrgico e acelerar esses procedimentos”, explicou o secretário.
O prefeito também destacou que a meta é garantir que as saídas de pacientes superem as entradas no sistema de saúde. Ele mencionou ainda a necessidade de ações preventivas para reduzir demandas na urgência e emergência. “Isso exige melhorias no sistema de atendimento e prevenção de acidentes de trânsito”, acrescentou.

Enfrentando gargalos
A alta demanda por cirurgias de urgência, especialmente na área de ortopedia, foi apontada como um dos principais desafios. Muitos casos estão ligados a acidentes de trânsito, que impactam diretamente os serviços de saúde. Para enfrentar esse problema, a gestão está mapeando pontos críticos de acidentes e planejando campanhas educativas em parceria com outras secretarias.

UPAs e sazonalidades
As UPAs também receberão atenção especial, principalmente com a chegada do verão e do período chuvoso, que costumam elevar os casos de dengue. Fabio de Mello destacou que o plano inclui a ampliação da capacidade das unidades para atender com eficiência. “Estamos nos preparando para oferecer um serviço eficiente e humanizado, mesmo diante de demandas sazonais”, afirmou.

Metas e expectativas
Nos próximos três meses, a gestão do General Silva e Luna pretende ampliar o acesso às cirurgias eletivas e implementar ações integradas de prevenção para desafogar atendimentos de urgência. Com essas iniciativas, a expectativa é melhorar significativamente a qualidade do atendimento e a eficiência do sistema de saúde em Foz do Iguaçu e região.

Da redação com AMN- Foto: AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *