Frota de veículos em Foz do Iguaçu supera marca de 200 mil unidades
Foz do Iguaçu conta com uma frota atual de 201.485 veículos em circulação. Os dados correspondem ao último levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), divulgado em maio deste ano. Os números apontam um crescimento de apenas 6% nos últimos três anos.
Conforme o balanço, para título de comparação, em maio de 2020 a cidade tinha um total de 188.725 veículos cadastrados. No mesmo mês de 2021 foram contabilizados 192.390 utilitários, já em 2022 havia uma frota de 196.428 carros, motos, caminhonetes e outros.
Cerca de 70% dos veículos que rodam no município, o que corresponde a mais de 150 mil, possuem mais de 10 anos de fabricação. Os mais antigos datam dos anos de 1927 e 1928. Pouco mais de 50 mil utilitários foram fabricados entre 2013 e 2022. Os novos, com fabricação em 2023, correspondem a apenas 1.131.
Os automóveis de passeio são os mais populares na fronteira, somando um total de 119.630 carros em circulação. O segundo lugar é ocupado pelas motocicletas, que oferecem praticidade no dia a dia. Somente deste tipo de utilitário há 34.212 em Foz.
Ganham destaque ainda as caminhonetes, com 12.381 representantes; caminhonetas (8.826), motonetas (5.392), semi-reboques (4.932), caminhões (3.653), reboques (3.572), ônibus (1.161), micro-ônibus (1.191), quadriciclos (19) e outros.
O volume de veículos na cidade chega a quase um por morador e compete com cidades de porte um pouco maior, como Cascavel que tem um total de 262.715 utilitários, Londrina, com 410.985; Maringá, com 335.327; e Toledo, com frota de 118.647.
Com aproximadamente sete veículos para cada dez habitantes, o Paraná soma atualmente 8.678.682 utilitários cadastrados. Somente de carros o número ultrapassa 4,9 milhões.
Veículos com mais de 10 anos são maioria no Paraná
O número de carros velhos, com idades acima de 10 anos de fabricação vem crescendo no estado do Paraná. Em 2011, os automóveis com menos de 5 anos representavam cerca de 32% da frota total, já em 2021 esse percentual caiu para 15,8%. Veículos com fabricação entre os anos 2.000 e 2010 somam mais de 2,5 milhões no Estado.
Ainda que esse envelhecimento venha acontecendo de maneira consecutiva ao longo da última década, é principalmente a partir de 2016 que esse movimento se intensifica, num reflexo direto da crise econômica que havia assolado o país nos anos anteriores. E os impactos disso tudo acabam sendo sentidos, direta ou indiretamente, por toda a sociedade.
Utilitários estrangeiros e multas
Mesmo sem registro, os veículos com placas estrangeiras são os mais multados em Foz segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Carros com placas do Paraguai e da Argentina somam juntos mais de R$ 23 milhões em multas de trânsito aplicadas nos últimos cinco anos.
De acordo com o Departamento de Trânsito de Foz (Foztrans), cerca de 90% das multas aplicadas são por excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho. Sem convênio com os dois países, as autoridades iguaçuenses não conseguem cobrar facilmente os valores das infrações praticadas no município.
Para regularizar a situação, operações são desencadeadas com frequência visando à abordagem dos veículos estrangeiros. As multas podem ser quitadas nas agências bancárias conveniadas. Quem se recusa a pagar fica com o veículo recolhido no pátio do Foztrans, onde além de pagar pela infração já cometida, deverá se responsabilizar pelo valor da retenção correspondente a cada dia que o veículo permanecer no local.
- Da redação / Foto: Roger Meireles
05
23.06
cidade
Espetáculo
Dia Internacional do Ioga é celebrado no Parque Nacional do Iguaçu
A data contou com a presença de autoridades e praticantes no cenário das Cataratas do Iguaçu
Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu
O Yoga Day, ou Dia Internacional do Ioga, é comemorado em 21 de junho. Nessa última quarta-feira, a data foi celebrada no Parque Nacional do Iguaçu, num encontro oficial incluído no calendário de eventos da cidade de Foz do Iguaçu. A cerimônia contou com a presença de autoridades de Foz, do governo indiano e do parque, bem como de praticantes do ioga.
A celebração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2014, com o objetivo de promover a prática da saúde, bem-estar e integração entre os povos a partir da prática cultural indiana. Desde 2021, em parceria com a Embaixada da Índia e Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Yoga Day é realizado no Parque Nacional do Iguaçu.
Para Marcelo Skaff, diretor da Urbia Cataratas, celebrar esse evento na unidade de conservação é muito importante. “Com certeza é muito especial para o parque receber esta celebração, com as Cataratas do Iguaçu como parte desse encontro. Todos são bem-vindos, essa prática é muito significativa para a vida de muitas pessoas. É muito positivo.”
De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, a oficialização da data no parque fortalece os laços com a Índia, país onde se originou a prática. “Com essa cooperação, Foz do Iguaçu vai divulgar o ioga e as Cataratas para o mundo inteiro, especialmente para a Índia, que é o país mais populoso do mundo”, disse.
Celebrar a data e praticar ioga no Patrimônio Mundial Natural é especial. A energia de todas as forças da natureza emana para os adeptos, segundo professores. A instrutora Dhayse Sandoval confirma: “O parque inspira na conexão do indivíduo consigo mesmo. A conexão em um lugar muito estimulante como esse é maior, é mais intenso com toda essa biodiversidade abundante, e isso muda o estado do espírito. É incrível.”
Organização – O Yoga Day foi organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Diretoria de Assuntos Internacionais, Fundação Cultural e Embaixada da Índia, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu. Todos os presentes puderam acompanhar uma demonstração de ioga comandada por 35 professores tendo como cenário as Cataratas do Iguaçu.
Presenças – Estiveram presentes no evento a vereadora Yasmin Hachem; o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Aliana; o diretor da Urbia Cataratas, Marcelo Skaff; o vice-ministro da Índia, Sr. Saurabh Kumar; o embaixador da Índia no Brasil, Sr. Suresh Reddy; o primeiro-secretário do Ministério das Relações Externas da Índia, Sr. B. Sriram, entre outras autoridades.
Urbia Cataratas S.A. – Juntas, as duas principais concessionárias de parques nacionais do país formaram a Urbia Cataratas S.A., somando experiência em gestão, grandes projetos de engenharia, além da expertise em educação ambiental e sustentabilidade. A concessionária do Parque Nacional do Iguaçu está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e promover o desenvolvimento econômico da região.
(autoridades) Autoridades acompanharam uma demonstração de Yoga comandada por 35 professores tendo como cenário as Cataratas do Iguaçu
(Yoga) O Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho, está oficialmente incluído no calendário de eventos de Foz do Iguaçu
Fotos: Marcos Labanca/assessoria