Fronteira pode ganhar passeios turísticos em balões no segundo semestre de 2023

A região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina pode ganhar, a partir do segundo semestre de 2023, passeios turísticos em balões de ar quente. É o que prevê um acordo firmado,  por uma delegação da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), liderada pela ministra paraguaia Sofía Motiel de Afara, em visita a Turquia. Na agenda, reuniões com investidores interessados em operar o serviço que terá decolagem em Ciudad del Este e possibilidade de pousos em Foz do Iguaçu.

O novo atrativo da fronteira pode incluir sobrevoos binacionais sobre as paisagens características da região, como a Itaipu Binacional, o rio Paraná, as pontes da Amizade, Fraternidade e Integração, os saltos do rio Monday e até as Cataratas do Iguaçu. “O que se vê (e estuda) é que as pessoas sobem em Ciudad del Este, fazem todo o sobrevoo pelas áreas das Cataratas, Itaipu e têm a possibilidade de descer no Brasil”, adiantou a ministra Sofía Afara.

“Os balões serão uma grande atração na tríplice fronteira”, propostos a chefe da Senatur. A possibilidade de que Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (respectivamente Brasil e na Argentina) sejam incluídas no roteiro dos sobrevoos, depende de avançar em questões envolvendo o uso do espaço aéreo.

Panorama

Não é de hoje que empresários turcos estudam a possibilidade de implantar um serviço turístico de sobrevoos de balões de ar quente em Ciudad del Este. Em outubro de 2019, o empresário Cengiz Deveci, presidente da Honest Travel Group, informou o plano de se instalar no Paraguai, através de um investimento ambicioso, incluindo a construção de um hotel e os passeios pelo espaço aéreo.

Os balões de ar quente são tradicionais da região da Capadócia (Turquia), que fica aproximadamente mil metros acima do nível do mar. “É uma viagem fantástica, queremos levar esse projeto de turismo para Ciudad del Este, perto das Cataratas do Iguaçu”, adiantou na época o empresário.

“Com os balões de ar quente, é possível ver o nascer do sol, às 5h ou 6h da manhã, assim o turista que deseja viver essa experiência deve ficar uma noite na região para fazer a viagem”, completou. Para desenvolver o projeto, a empresa turca projetava investir US$ 4 milhões em balões trazidos da República Tcheca e da Austrália, onde são fabricados.

Malha aérea

Na visita à Turquia, a ministra também assinou um acordo de cooperação com o ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, para facilitar a chegada de visitantes turcos ao Paraguai. Neste âmbito, foi realizada uma primeira reunião com o presidente da Turkish Airlines, Ahmed Bolat, para explorar a possibilidade de incluir o país na rota da companhia aérea.

“A empresa tinha interesse em poder chegar ao país, mas ainda são necessários estudos e, sobretudo, aumentar o fluxo de passageiros para que a rota seja comercialmente viável”, explicou Sofía Afara. A ministra revelou ainda que a empresa concordou em promover o Paraguai.

“Abriu-se inclusive a possibilidade de um voo especial para que figuras representativas do cinema turco, assim como jornalistas e empresários pudessem chegar ao Paraguai e que figuras paraguaias também pudessem visitar a Turquia”, concluiu a chefe da Senatur.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *