Foz terá final de semana chuvoso e novo declínio de temperatura

Foz do Iguaçu terá um final de semana bastante chuvoso, com risco de temporais. A cidade encontra-se sob alerta laranja (perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicou a presença de áreas de instabilidade deslocando-se rapidamente do Sul de Santa Catarina em direção ao Paraná.

A recomendação é para que a população fique atenta e evite transitar em locais com risco de alagamento. Para este sábado (28) Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê uma precipitação acumulada de 40,3mm e rajadas de vento superiores a 40 km/h.

No domingo (29) ainda chove, porém em menor quantidade. A previsão indica 11mm de precipitação acumulada ao longo do dia. A temperatura deve se manter entre 14°C e 25°C.

Na segunda-feira (30) a chuva perde força e um novo declínio na temperatura chega impactando o clima na fronteira. A mínima deve ficar entre 9°C e 10°C e a máxima não deve ultrapassar os 15°C. Na terça-feira (1°) a mínima cai para 7°C, variando ao longo da semana. Há previsão de geada, mas apenas para o dia 9 de julho.

Alguns transtornos e estragos foram registrados em Foz entre a quarta e quinta-feira (25 e 26) devida a chuva. No Hospital Municipal, por exemplo, nas alas de pediatria e clínica cirúrgica ocorreram alagamentos nos corredores e em alguns quartos, que precisaram ser forrados com tapetes.

Na região do Porto Meira, o ponto mais crítico foi registrado na Rua das Rosas, onde os bueiros acabaram entupindo e transbordando. Algumas casas foram atingidas pela água, danificando móveis.

Na manhã de sexta-feira (27), equipes da Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras realizaram a limpeza e orientaram a população para que evitem o descarte de resíduos de forma incorreta, pois itens como sacolas e outros restos de plástico e lixo são facilmente levados pelas enxurradas e provocam o entupimento dos bueiros rapidamente.

Em caso de necessidade, os moradores pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, com ligação gratuita. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Já o número da central telefônica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) é o 0800 51 00 116.

Denúncias sobre o descarte ilegal de lixo, reclamações e cobrança de serviços podem ser feitas pelo aplicativo e-Ouve e também diretamente para a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, por meio do Whatsapp (45) 98402-3239.

 

Mais de 280 cidades do Paraná estão em alerta

Mais de 280 cidades estão sob alerta do Inmet no Paraná para o risco de temporais neste final de semana. A previsão indica a possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades afetadas estão nas regiões Central, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul, Metropolitana de Curitiba e parte da região Norte. Para as demais regiões, há previsão de chuvas intensas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, segundo o órgão.

 

  • Da redação
  • Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *