Foz do Iguaçu tem uma população 285.415 habitantes, revela o IBGE

A população fixa de Foz do Iguaçu é de 285.415 habitantes, revelou o Censo 2022 divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um aumento de 11,45% nos últimos 12 anos, antecipado pelo GDia no início do ano, em prévia divulgada pelo órgão no período. Em 2010, quando foi finalizado o último censo, a população iguaçuense era de 256.088, uma variação positiva de 29.327.

As informações do censo, segundo o IBGE, refletem na implementação de políticas públicas e realização de investimentos públicos e privados nos estados e municípios. A pesquisa, iniciada em agosto de 2022, compila as características dos moradores, como idade, gênero, cor, raça, religião, escolaridade e renda, além de registrar informações sobre saneamento básico de domicílios.

Em relação a densidade demográfica, dado que indica o número de habitantes por quilômetro quadrado, em Foz do Iguaçu ela é de 468,51. A média de moradores por domicílios particulares considerados permanentemente ocupados no município é de 2,82 pessoas, conclui a pesquisa após uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira.

Com a confirmação dos dados, Foz do Iguaçu se consolida como o sexto município paranaense em total de habitantes. O mais populoso é Curitiba, seguido de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais. O estado tem mais de 11,8 milhões de moradores, o maior da região Sul do país em termos de população.

 

Planejamento

Os dados divulgados pelo IBGE demonstram que Foz do Iguaçu está tendo um crescimento populacional, em vista da previsão do ano passado, feita pelo próprio, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD). “O fato de atestar que tem mais de 285 mil habitantes já representa um crescimento significativo. Com estes dados, o município vai fazer toda uma organização de trabalho setorizado”.

“Observar onde está tendo crescimento populacional para que as políticas públicas possam ser direcionadas para estas áreas de maior densidade demográfica do município”, destacou. O prefeito adiantou ainda que o município vai analisar, em conjunto com o IBGE, para avaliar estes dados. “No nosso entendimento ainda tem muita gente que mora na nossa região, em Foz, ou trabalha e estuda no Paraguai e queremos avaliar se houve realmente todas estas informações catalogadas”.

“Realmente Foz do Iguaçu é uma cidade hoje que, pelo seu porte, por suas atividades e por tudo que é visto de pessoas que utilizam o serviço público, é uma cidade acima de 300 mil habitantes”. Chico Brasileiro diz que a administração respeita o trabalho do IBGE. “Vamos trabalhar com estes dados e formular nossas políticas públicas em cima do esbossamento destes dados”, concluiu.

 

  • Da Redação / Foto: Thiago Dutra/PMFI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *