Foz do Iguaçu tem mais de 1,4 mil crianças esperando vaga em CMEIs
O número de crianças de 0 a 3 anos inscritas este ano para ingressar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Foz do Iguaçu, é de pouco mais de 1,4 mil, informa a Secretaria Municipal de Educação. O índice representa uma queda de quase 30% em relação ao déficit do ano passado, quando aproximadamente 2 mil crianças estavam na fila de espera, segundo a Defensoria Pública do Estado. As crianças de 4 a 5 anos tem 100% das vagas garantidas, diz a secretária Maria Justina da Silva.
A falta de vagas em creches atinge todas as regiões do Paraná. Segundo a Defensoria, nem sempre o orçamento dos municípios consegue acompanhar o número de nascidos a cada ano. Para mapear a situação, o Núcleo da Infância e da Adolescência (Nudij) realiza, desde abril de 2022, levantamento de dados sobre o déficit de vagas em creches, trabalho que se transformou em um diagnóstico de mais de 200 municípios. Os números do Nudij estão acessíveis no defensoriapublica.pr.def.br.
Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a capacidade de atendimento dos CMEIs era de 4.437 crianças, enquanto a fila de espera era de 2.020, diferença 45,5%. A Prefeitura, segundo Maria Justina, reconhece a importância da educação infantil e está comprometida em oferecer um atendimento adequado às crianças. “Em resposta à matéria divulgada sobre o déficit de vagas em creches no Paraná, gostaríamos de esclarecer a situação específica do nosso município e as ações que estamos implementando para melhorar esse cenário”, afirmou.
Esforços e estratégias
Em novembro de 2023, Foz do Iguaçu tinha aproximadamente 2,8 mil crianças na fila de espera por uma vaga nos CMEIs. Para resolver essa situação, destaca a secretária, a pasta adotou várias estratégias que permitiram zerar a fila até dezembro de 2023. Entre as ações implantadas está a Reorganização das Turmas. “Transferimos 90 turmas de educação infantil (crianças de 5 anos) para escolas de ensino fundamental, liberando espaço para novas turmas de crianças de 0 a 3 anos nas creches”, disse.
Paralelamente, destacou Maria Justina, foram executadas obras de melhorias, resultando na Ampliação das Instalações. “Realizamos ampliações em diversas unidades de educação infantil, criando novas salas para atender a demanda crescente. Graças a essas medidas, conseguimos atender todas as crianças que estavam na lista de espera até o final de 2023”, comentou a secretária.
Situação e Planejamento
A Prefeitura, segundo ela, reabriu no dia 6 de fevereiro de 2024 o sistema de matrículas para recém-nascidos na rede municipal de atenção básica. “Atualmente, temos 1.418 crianças na fila de espera por uma vaga em creche. Estamos prontos para continuar a expansão do atendimento, pois temos 20 salas adicionais prontas para receber novas turmas, além de 6 novas salas no CMEI Osíris Santos, que será inaugurado em breve”, adiantou.
No entanto, ainda de acordo com Maria Justina, a abertura dessas novas turmas depende da contratação de novos professores, “que está aguardando aprovação do Tribunal de Contas”. A secretária destacou, no entanto, que todas as crianças de 4 e 5 anos, que se encontram na etapa obrigatória da educação infantil, são atendidas 100% em nosso município.
“Garantimos que todas as crianças dessa faixa etária têm uma vaga assegurada em nossas unidades”. A secretária informou ainda que, para mais informações sobre o número de crianças na rede municipal de educação, “os cidadãos podem acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Fundatec”. Desde o início da gestão, em 2017, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) já entregou 11 novos CMEIs
- Da Redação