Foz do Iguaçu sedia Jogos Paradesportivos com mais de mil participantes de 51 municípios

Foz do Iguaçu sedia desde quinta-feira (24) a primeira etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná, que marcam oficialmente o início do calendário esportivo de 2025 promovido pelo Governo do Estado. Com competições até domingo (27), o evento reúne 1.076 participantes — sendo 673 atletas e o restante composto por técnicos e pessoal de apoio — representando 51 municípios.

Antes da abertura, na quarta-feira (23), foi realizada a Classificação Funcional, que define em quais categorias os atletas irão competir, de acordo com suas condições físicas e funcionais. Esse processo busca assegurar equilíbrio e justiça nas disputas.

Organizado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o evento integra os Jogos Oficiais do Paraná e tem como foco a valorização e inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. Esta é a primeira de duas etapas previstas para este ano. A segunda está programada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de maio, também em Foz do Iguaçu.

As 192 equipes inscritas competem em 14 modalidades: badminton, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, futsal para deficientes físicos, futsal para deficientes intelectuais, futsal para surdos, goalball, golf 7 para deficientes físicos, golf 7 para deficientes intelectuais, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado e xadrez.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou a importância da realização dos Jogos em Foz do Iguaçu. “A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e do envolvimento dos municípios. Quando começamos essa gestão, um dos pedidos do governador foi que o Paraná se tornasse referência na área do paradesporto”, afirmou.

Segundo Cristiano Del Rei, diretor de Esportes da SEES, o evento tem evoluído na qualidade da organização e no suporte oferecido aos participantes. “Estamos evoluindo nossa relação com as Federações Paradesportivas Especializadas, trazendo árbitros cada vez melhores e mais capacitados para o evento, bem como colocando todas as delegações em hotéis com pensão completa, diminuindo o volume de deslocamentos dos participantes para suas refeições, oferecendo mais conforto, tranquilidade e melhor atendimento para cada participante”, disse.

As informações detalhadas sobre a competição, como resultados, boletins e documentos oficiais, podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado do Esporte.

 

  • Da redação com AEN
  • Fotos: SEES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *