Foz do Iguaçu recebe autoridades de segurança pública do Paraná em encontro do GGIFron

Foz do Iguaçu receberá nesta semana uma comitiva de autoridades de segurança pública do Paraná e da tríplice fronteira para uma troca de experiências, informações e conhecimentos. A ação integra as atividades da reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), que ocorre anualmente.

O encontro acontecerá entre quinta e sexta-feira (22 e 23), nas dependências da sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Vila A. Haverá apresentações teóricas e práticas, bem como discussões sobre operações conjuntas, resultados de fiscalizações e implantação de novas estratégias para o combate à criminalidade e violência no trânsito.

O foco das abordagens inclui a repressão ao contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, furtos, roubos, acidentes e outras questões relacionadas à segurança em Foz e municípios da região Oeste.

Ainda dentro do evento está prevista a realização de um simulado de resgate veicular, que será coordenado pelos bombeiros e contará com a participação do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Científica, Guarda Municipal, Delegacia de Delitos e Trânsito e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A ação ocorrerá no âmbito da Operação Saúde e Paz no Trânsito e reproduzirá um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, com uma pessoa gravemente ferida e óbito no local da colisão. Também serão repassadas técnicas de remoção de vítimas presas em ferragens.

A atividade, em especial, será acompanhada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Ccronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior; e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel QOPM Jefferson Silva.

“O objetivo do simulado é estimular a sociedade a reavaliar atitudes no trânsito e as graves consequências de não respeitar as regras de circulação para evitar causas dos acidentes”, destacou o 9° GB.

A operação também avaliará o tempo de respostas das equipes de resgate, as estratégias e procedimentos utilizados, a eficácia dos protocolos de atendimento, a coesão entre as diferentes autoridades de segurança e a efetividade das medidas adotadas em casos de sinistros no trânsito.

Para o simulado será interditado todo o perímetro entre as Avenidas Paraná e Florianópolis, na região do Jardim Laranjeiras. A ação está prevista para ter início às 18h de quinta-feira (22).

 

Sobre o GGIFron

Criado em 2011, o GGIFron encabeça um colegiado das instituições municipais, estaduais e federais. Ele surgiu para que as ações repressivas e preventivas ao crime organizado tivessem maior impacto nas organizações criminosas, consequentemente diminuindo a incidência de crimes na região.

A Operação Hórus, da Secretaria de Operações Integradas, e a operação Ágata, em conjunto com o Exército Brasileiro, são exemplos das ações integradas realizadas pelas forças de segurança na faixa de fronteira. As atividades registram sempre grandes apreensões de armas e drogas em rodovias, terminais rodoviários, matas, além do rio Paraná e Lago Itaipu.

 

Integração

A atuação integrada e uma das prioridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater o crime organizado, crimes violentos e corrupção. Segundo Relatório Estatístico divulgado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública, os índices de homicídios caíram 20% em Foz na comparação do primeiro semestre deste ano com mesmo período do anterior.

  • Da redação / Foto: Sesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *