Foz do Iguaçu recebe 252 finalistas da Olimpíada de Matemática do Paraná
Foz do Iguaçu está recebendo nesta semana, 252 finalistas da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), é uma etapa preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), que ocorrerá em 10 e 11 de outubro.
Os alunos, do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, se destacaram nas etapas estaduais e agora participam de uma programação intensa em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O objetivo é prepará-los para os desafios da OBM, através de atividades imersivas com especialistas em matemática. Além do preparo acadêmico, o evento busca desenvolver habilidades socioemocionais entre os jovens.
“Essa é uma oportunidade única para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos e se preparem para a OBM”, afirma Camila Fernandes Roberto, coordenadora de currículo da Seed-PR e uma das organizadoras do encontro.
Durante o evento, que acontece no Hotel Rafain, os alunos participam de palestras, oficinas e atividades interativas, em um ambiente que promove aprendizado e troca de experiências. No encerramento, previsto para o dia 2 de outubro, serão entregues medalhas aos 150 melhores colocados, que representarão o Paraná na etapa nacional da OBM.
As Olimpíadas de Matemática são uma das maiores iniciativas de incentivo ao estudo da disciplina no estado, mobilizando quase um milhão de alunos ao longo do processo. Roni Miranda, secretário estadual da Educação, destaca a importância da competição: “As Olimpíadas são fundamentais para despertar o interesse dos alunos pela matemática e valorizar o trabalho pedagógico dos educadores.”
Ao final da cerimônia de encerramento, além das medalhas, será celebrada a conquista e o esforço de todos os participantes, marcando mais uma etapa de incentivo à educação matemática no Paraná.
- Da redação com AEN / Foto: Silvio Turra/Seed-Pr