Foz do Iguaçu lança projeto de 254 casas populares com tecnologia sustentável
A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, a Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) e o Instituto de Habitação (Fozhabita), lançam na próxima segunda-feira (16), às 10h30, as obras do projeto Moradias.
Serão construídas 254 casas populares, com investimento inicial de R$ 76,3 milhões. Desse total, R$ 61 milhões serão empregados pela Itaipu.
As casas serão construídas com uma tecnologia chamada Wood frame, com uso de madeira de reflorestamento certificada. O sistema atende às diretrizes do Governo Federal sobre transição energética justa, com sustentabilidade aplicada à construção civil, reduzindo o tempo de obra e a produção de resíduos.
A tecnologia garante redução do impacto ambiental e agilidade ao acesso a moradia, com versatilidade arquitetônica, eficiência no isolamento térmico e acústico, durabilidade, resistência e melhor relação custo-benefício.
A iniciativa faz parte das ações do programa Itaipu Mais que Energia e vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social que hoje vivem em uma área de risco na Vila Brás, junto ao Rio Poty, nascente do Rio Boicy.
O local é classificado como Área de Preservação Permanente (APP) e está ocupado há mais de 30 anos. A maior parte das famílias é formada por pessoas que vivem da coleta de recicláveis.
As novas casas vão ser construídas em áreas que totalizam 30 mil metros quadrados, próxima à Vila Brás. Os terrenos são contrapartida do Município.
- Imprensa de Itaipu