Foz do Iguaçu ilumina pontos turísticos e prédios públicos na campanha Abril Verde

Abril marca uma nova edição do Abril Verde em Foz do Iguaçu, campanha que alerta para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Com iluminação especial, palestras e ações educativas, a cidade reforça o compromisso com a segurança dos trabalhadores. A iniciativa é promovida pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT-VISAT), com foco, neste ano, na saúde mental no ambiente profissional.

Iluminação verde

A campanha teve início no dia 1º de abril, quando pontos emblemáticos da cidade, como Itaipu Parquetec, o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, o Hospital Municipal, o Hospital Itamed e a Mesquita, receberam iluminação verde. A cor simboliza a esperança e a segurança no trabalho.

Empresas e instituições públicas de setores como saúde, hotelaria, transporte, comércio e construção civil participarão de palestras e workshops sobre saúde mental e prevenção de acidentes.

Uma ação especial no Porto Seco, marcada para 3 de abril, oferecerá orientações e serviços para caminhoneiros, profissionais frequentemente expostos a condições de risco. No dia 29, o Corpo de Bombeiros sediará um workshop, com inscrições abertas entre 7 e 26 de abril.

 

Hospital Itamed integra campanha Abril Verde pela segurança e saúde no trabalho

O Hospital Itamed é uma das empresas de Foz do Iguaçu que se dedicará, ao longo de todo o mês de abril, às ações de conscientização e alerta para a segurança e saúde no trabalho. A campanha Abril Verde visa a redução de acidentes e doenças ocupacionais e lembra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, no dia 28. O Hospital integra o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT Visat) do município.

A campanha no complexo de saúde terá como foco a biossegurança, destacando a proibição do uso de adornos e calçados abertos em função de riscos ocupacionais. Estão previstas ações in-loco nas áreas do hospital, coordenadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). A atividade servirá para levar informações e tirar dúvidas dos profissionais.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesmt, Rodrigo Mendes, o objetivo é alertar para a necessidade de se cumprir a Resolução Normativa 35 do Hospital. “Nós estamos realizando conversas com os profissionais para reforçar as orientações. De uma forma leve e objetiva, com uma dinâmica, estamos atingindo o público necessário”, contou. Quem participa da ação, ainda recebe brindes.

A RN 35 reúne, de acordo com as regras do Hospital, orientações acerca da Norma Regulamentadora (NR) 32, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e na Resolução nº 165/2016, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) que atende às diretrizes básicas de segurança e saúde aos trabalhadores.

Além das ações com os profissionais, a fachada do Hospital ganhou tons de verde, bem como as telas dos computadores receberam um plano de fundo da campanha Abril Verde.

 

Acidentes de trabalho

Dados do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) dão conta que, em 2024, foram registrados 93 acidentes ocorridos no Hospital. De janeiro a março deste ano, 28 acidentes já foram notificados. “Nós vemos uma tendência de queda, comparando os números mês a mês do ano passado, porém ainda é um alerta, pois continua a ser um  alto”, enfatizou Rodrigo. Ações como a do Abril Verde, entre outras, buscam reduzir os acidentes ocupacionais.

  • Da redação com assessorias
  • Fotos: divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *