Foz do Iguaçu celebra Ano Novo Chinês com Show Cultural, na Praça da Paz

O ano para muita gente começou no dia 1º de janeiro de 2025, mas essa é só uma das formas de contar o tempo, baseada no calendário gregoriano, popular no Ocidente. Já nos costumes chineses, regidos pelo calendário lunar, o ano 4723, representado pela Serpente de Madeira, inicia nesta quarta-feira (29). Para celebrar com toda a comunidade chinesa que vive em Foz do Iguaçu, dia 16 de fevereiro será realizado um show na Praça da Paz com diversas atrações.

O “Show em Comemoração ao Ano Novo Chinês” é promovido pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), em parceria com Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu (ACSBI), Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Embaixada da China no Brasil, Consulado da China em São Paulo e Fundação Cultural.

O evento contará com mais de 20 apresentações da Banda Ibrachina Musical Project (BIMP) e do Grupo de Música Tradicional Chinesa (GMC), além de demonstrações de artes marciais da Escola Corpo, Mente e Alma.

Na data, também será possível apreciar o som de instrumentos típicos chineses, como o do Pipá, uma das peças de cordas mais antigas da China, com em média dois mil anos de história. Ele possui quatro cordas e uma caixa de ressonância em formato de meia pera. E do Guzheng, também chamado de zheng, uma espécie de cítara chinesa, que possui em média 26 ou mais cordas e pontes móveis.

 

O que: Show Comemoração do Ano Novo Chinês

Quando: 16 de fevereiro, às 9h-11h

Onde: Praça da Paz, Foz do Iguaçu

 

Ano Novo Chinês

Nesta quarta-feira (29), para as tradições chinesas, iniciou o ano de 4723, representado pela Serpente de Madeira. A serpente simboliza sabedoria, poder, introspecção e transformação. Já a madeira traz saúde, bem-estar e criatividade. Conforme os costumes, será um período para “trocar de pele”, como as cobras, e focar no crescimento pessoal, aliado à vitalidade.

O ano novo chinês, culturalmente, é um período repleto de festas, reuniões familiares, homenagem aos antepassados e também de rituais para prosperidade e sorte. Ele é celebrado com fogos de artifícios e decorações na cor vermelha e segue o calendário chinês, organizado em ciclos de 12 anos.

A origem da divisão remete a um conto budista, que descreve o momento em que Buda teria convidado todos os animais da Terra para uma festa. Porém, somente 12 deles compareceram. Assim, os anos são nomeados de acordo com a ordem de chegada de cada espécie, como uma forma de gratidão e homenagem. A sequência é: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Javali.

Cada ano chinês também possui um elemento da natureza associado ao animal do período, são eles: madeira, fogo, terra, metal ou água. O que faz com que anos com o mesmo animal e elemento só se repitam a cada 6 décadas. No calendário gregoriano, a última vez que o mundo viveu um ano da Serpente de Madeira foi em 1965.

O início de um Ano Novo Chinês também pode ser chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, e acontece sempre na data da primeira lua nova do ano. Comumente, as comemorações seguem por um período de 15 dias, quando chega a Lua Cheia.

ACS PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *