Foz do Iguaçu atrai turistas de 187 países ao Paraná em 2024

O Paraná se destacou como o terceiro maior portão de entrada de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, recebendo 894.536 visitantes de outros países. O aumento de 13,2% em relação a 2023 demonstra o impacto das estratégias e investimentos realizados pelo estado. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Com esse número, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (2.207.015 turistas) e Rio de Janeiro (1.513.235 turistas), superando estados como Rio Grande do Sul (879.412) e Santa Catarina (415.751).

Foz do Iguaçu como destaque
Entre os principais atrativos do estado, Foz do Iguaçu foi um dos maiores destaques, recebendo turistas de 187 nacionalidades. A cidade foi responsável por 42% do público total no Parque Nacional do Iguaçu, que registrou 1,8 milhão de visitantes em 2024. Os argentinos lideraram as visitas internacionais ao parque, seguidos por turistas dos Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Peru, Chile e Colômbia.

Perfil dos turistas e principais emissores
Os paraguaios representaram a maior parte dos turistas estrangeiros no Paraná, com 323.342 visitantes em 2024. A Argentina veio em seguida, com 230.527 turistas, enquanto os Estados Unidos somaram 33.227 visitantes. Chile e Espanha também foram destaques, juntos somando mais de 40 mil turistas.

Infraestrutura e conectividade
De acordo com o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, os avanços foram impulsionados por investimentos em infraestrutura e estratégias focadas nos vizinhos sul-americanos. “Focamos muito em apresentar o estado aos vizinhos sul-americanos, porque eles são os grandes emissores de turistas estrangeiros”, destacou.
Os novos voos diretos também tiveram impacto positivo. “Uma viagem de Assunção até Curitiba, por exemplo, agora pode ser feita por um voo direto. Dessa forma, fortalecemos a imagem do nosso setor, geramos emprego, renda e maior qualidade de vida aos paranaenses”, explicou Nunes.

Atrações diversificadas
O estado oferece atrativos variados que vão além da capital Curitiba, conhecida pelo Jardim Botânico e pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), que bateu recorde de 712 mil visitantes em 2024. Destinos como a Ilha do Mel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa também contribuíram para atrair visitantes.

Impacto econômico e futuro promissor
O transporte aéreo segue como o principal meio de acesso ao Brasil, representando dois terços das chegadas, enquanto o transporte terrestre corresponde a 28,7% do total. Para Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o crescimento do turismo estrangeiro gera importantes benefícios econômicos. “A chegada de viajantes estrangeiros é um indicador de como as iniciativas têm funcionado, acarretando em uma maior movimentação financeira em nosso estado”, disse.
Em 2024, o Brasil também registrou seu melhor ano para o turismo internacional, recebendo 6.657.377 visitantes estrangeiros, um aumento de 12,6% em relação a 2023. Somente em dezembro, 690.236 turistas estrangeiros visitaram o país.

Da redação com AEN- Foto: Urbia Caratas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *