Foz aposta na Guarda Municipal como modelo regional em segurança

O Secretário Municipal de Segurança, Paulo Tinoco, anunciou uma série de medidas estratégicas para transformar a Guarda Municipal (GM) de Foz do Iguaçu em um modelo de excelência regional em segurança pública nos próximos cinco anos. O plano inclui aumento de efetivo nas ruas, modernização tecnológica, e integração com outras forças de segurança estaduais e federais.

Em entrevista à Rádio Cultura, Tinoco destacou o compromisso com resultados concretos. “Até 2030, queremos consolidar a GM como referência em segurança pública, utilizando tecnologia de forma eficiente e garantindo uma integração perfeita entre as instituições de segurança”, explicou.

Novas medidas

Entre as ações, o secretário realocou agentes administrativos para atividades operacionais, reforçando a presença da GM nas ruas. “Já direcionamos agentes em desvio de função para as escalas de rondas, ampliando a visibilidade e a segurança nas ruas”, afirmou.

Além disso, foram criadas duas novas diretorias para otimizar a gestão interna:

  • Diretoria de Pessoal e Logística: Responsável por equipamentos e pela gestão de recursos humanos, como uniformes, viaturas e planejamento de férias e licenças.
  • Diretoria de Apoio Tecnológico e Vídeo Monitoramento: Focada na integração tecnológica entre as forças de segurança e no uso de sistemas avançados de monitoramento em uma central de comando e controle.

Integração

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) foi realocado para a Secretaria de Segurança, permitindo maior controle operacional. Segundo Tinoco, a mudança garante mais eficiência no uso do sistema de vídeo monitoramento da cidade, coordenado pelo inspetor Fagundes.

A integração com o CIOF (Centro Integrado de Operações de Fronteira) e outras iniciativas tecnológicas da região, como o projeto Vila A Inteligente, também estão entre as prioridades.

Segurança patrimonial

Outro avanço foi a reestruturação do setor de segurança patrimonial, que agora está subordinado à GM como uma divisão específica. “Reforçaremos a área com viaturas, monitoramento e tecnologia para aprimorar a proteção do patrimônio público”, explicou o secretário.

Com essas iniciativas, Foz do Iguaçu caminha para se consolidar como referência em segurança pública, fortalecendo sua posição estratégica na Tríplice Fronteira.

  • Da redação / Foto: arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *