Festa dos Carismas terá apresentações artísticas, praça de alimentação e arrecadação de alimentos

A Diocese de Foz do Iguaçu deu início aos preparativos para a Festa dos Carismas, que marca a abertura do Ano Vocacional para os cristãos católicos. Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho”, o evento deve reunir pessoas de todas as idades na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 20 de novembro.

O encontro terá início às 10h com a celebração da missa, que será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges. Durante todo o dia haverá apresentações artísticas, atividades lúdicas, apresentação dos Carismas do Espírito Santo, partilha da palavra, confissões e adoração ao Santíssimo.

Os participantes terão à disposição no dia da festa uma ampla praça de alimentação, com diversas opções de lanches e bebidas. Na data também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis que será posteriormente repassados à Cáritas Diocesana, que fará a destinação dos produtos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A programação do evento deve reunir pastorais e movimentos da Diocese de Foz em uma grande celebração religiosa de leigos e leigas. Esta será a segunda edição do encontro, que foi realizado pela primeira vez no ano passado, com a presença do cantor Thiago Brado.

“A Festa dos Carismas é para celebrar os leigos de nossa Diocese, uma vocação acertada daqueles que mantém viva a chama da fé católica. Esperamos que toda a comunidade católica se faça presente e também toda a sociedade. É um evento para todos”, destacou o bispo Dom Sérgio.

O que são carismas?

De acordo com a igreja católica, os carismas são dons de Deus, do Espírito Santo, que são dados à Igreja para que estejam a serviço de toda a comunidade, sem que existam ciúmes ou invejas.

Na linguagem comum, quando se fala de carisma, entende-se sempre um talento, uma habilidade natural. Na perspectiva cristã, porém, o carisma é mais que uma qualidade pessoal, que uma predisposição de que se pode ser dotado: o carisma é uma graça, um dom concedido por Deus.

Estes dons devem ser usados para serviço da igreja, seja pela música, pela habilidade em pregar a palavra, pela facilidade em acolher as pessoas e transmitir o amor, ou pela caminhada em missão.

União

Instalada em 26 de agosto de 1978, a Diocese de Foz do Iguaçu abrange 14 municípios do Oeste e centro-oeste do Paraná: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Serranópolis, Diamante do Oeste, Céu Azul, Missal, Itaipulândia, Vera Cruz do Oeste e Santa Helena.

Ao todo são 27 paróquias na composição. Juntas elas organizam e participam de grandes eventos, como a Romaria Diocesana, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Cenáculo Diocesano, Festa dos Carismas, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Corpus Christi e outros eventos importantes da igreja.

Risoto solidário

A comunidade Sagrada Família Dom Olívio Aurélio Fazza realizará no dia 12 de novembro o Festival do Risoto, com mais de 10 sabores do prato disponíveis. O valor é de R$ 50 por pessoa, com direito a estacionamento gratuito. Crianças até cinco anos não pagam a entrada.

O evento acontecerá no Recanto Cataratas Thermas e Resort a partir das 20h30. O jantar será servido apenas no local, sem opção de marmita. No espaço haverá ainda uma área kids para as crianças se divertirem. Toda a arrecadação será revertida para a própria comunidade, que atua na recuperação de dependentes químicos.

Da redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *