Férias escolares de julho garantiram movimento extra em atrativos de Foz

As férias escolares de julho deste ano chegaram ao fim garantindo boa movimentação nos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. No período, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, recebeu mais de 204 mil visitantes de 124 diferentes nacionalidades. O Complexo Turístico da Itaipu, que engloba vários atrativos no entorno e dentro da barragem da usina, e o Marco das 3 Fronteiras registraram aumento nas visitações, ante os números do ano passado. O Parque das Aves também fechou o mês com números expressivos nos ingressos.

Principal termômetro do turismo de Foz do Iguaçu e das três fronteiras, as Cataratas do Iguaçu receberam 204.057 visitantes no mês de julho. Os estrangeiros, que responderam por 36,4% da visitação, indicaram a origem em 124 nacionalidades. Os países com mais representantes no mês foram: Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e França, respectivamente.

Visitantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estiveram presentes no parque em julho. Os paranaenses lideram a lista, com mais de 38 mil visitas. Em seguida vem São Paulo, depois Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. De janeiro a julho, o atrativo recebeu 1.057.397 pessoas.

O Patrimônio Mundial Natural recebeu, no dia 22 de julho, a visitante de número 1.000.000, por volta das 13 horas. Livia veio do Espírito Santo com a filha, Manuela, e o marido, Rodrigo, para conhecer as Cataratas do Iguaçu. Além disso, curiosamente, no ano passado, o parque registrou o mesmo número na mesma data, comemorando a façanha em 22 de julho de 2023.

 

Retorno

Entre as novidades do período está o Bike Poço Preto, aberto no dia 6 de julho e que oferece mais uma opção de conexão com a natureza da unidade de conservação. O passeio guiado proporciona uma experiência imersiva e informativa pelo deslumbrante caminho em meio a Mata Atlântica. Os passeios são realizados todos os dias, em três horários: 9h20, 11h20 e 13h20.

Para visitar o Parque é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), com escolha do dia e horário para a visita. Em caso de necessidade, é possível reagendar o horário por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.

 

Fronteiras e …

O Marco das 3 Fronteiras, o local mais charmoso de Foz, recebeu 55.847 mil visitantes de 63 nacionalidades em julho, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior – 53.914 ingressos. Além dos brasileiros, as nacionalidades que tiveram o maior número de turistas foram: Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru, Paraguai, Mexico, Espanha, Colômbia, Uruguai e China.

O atrativo atende o público de terça-feira a domingo, das 13h30 às 21h. O ingresso é vendido preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br. Caso não consiga adquirir o ingresso virtualmente, há a opção presencial, na bilheteria do atrativo, mediante disponibilidade.

 

Itaipu

No mês de julho, marcado pelas férias, 60.371 turistas foram ao Complexo Turístico da Itaipu (CTI). O movimento é 2% maior em comparação ao mesmo período de 2023, quando passaram pela hidrelétrica 59.147 visitantes. A série de atrativos também registrou maior procura de estrangeiros, que subiu de 66 países para 70. O aumento foi de quase 5%.

Os brasileiros foram a maioria, com 56.496 visitantes, ante 55.026 turistas em 2023. Já os argentinos seguem em segundo lugar, com 1.173 pessoas. Do Uruguai vieram 232 pessoas e do Chile, outros 173 visitantes. Para o gerente do CTI, Marcelo Giongo, o aumento da procura não só de brasileiros, mas especialmente dos turistas estrangeiros, superou as expectativas.

“Estávamos esperando o mesmo número do ano passado, mas acabamos sendo surpreendidos por um movimento maior, o que nos deixa muito felizes. A cada dia tentamos inovar ainda mais, melhorando nossa infraestrutura, para receber melhor os nossos visitantes. A estratégia tem dado certo”, avalia.

 

Mais vistos

O Itaipu Panorâmica foi o passeio mais procurado, com 44.122 pessoas fazendo um tour de ônibus pela usina, com dois pontos de paradas, um no Mirante Central e outro no Mirante do Vertedouro. O Itaipu Especial, que inclui parada no topo da barragem e visita no interior da usina, recebeu 6.756 turistas. Já o Itaipu Refúgio Biológico, com trajetos em meio à natureza, atraiu 4.663 pessoas.

O Itaipu Iluminada, espetáculo com apresentação temática e show de iluminação na barragem da usina, acompanhado por trilha sonora, registrou a entrada de 2.394 visitantes; e o Ecomuseu, 2.158 pessoas. Para mais informações, acesse www.turismoitaipu.com.br.

O Parque das Aves, o maior do gênero da América do Sul, recebeu 96.103 pessoas no período. Desse total, 72% são brasileiros, 19% argentinos e 1,35% paraguaios, representando as três principais nacionalidades de procedência dos visitantes. “Estamos muito felizes com a visita de tantas pessoas e suas famílias. É sempre um prazer mostrar e compartilhar a beleza e a importância da conservação das espécies da Mata Atlântica”, afirma Soraya Penzin, diretora institucional do Parque.

  • Da Redação / Foto: Urbia Cataratas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *