Evento em Foz reúne comandantes-gerais das PMs e reforça avanços na segurança

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, abriu nesta terça-feira (26) a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares, realizada em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado. O evento reuniu líderes das PMs de todos os estados e do Distrito Federal, discutindo estratégias, integração entre forças policiais e desafios na segurança pública.

Ratinho Junior destacou a evolução do Paraná na área de segurança, evidenciada pela redução significativa nos índices de criminalidade. “O Paraná alcançou os menores índices de criminalidade dos últimos 17 anos. Reduzimos pela metade os roubos e diminuímos os homicídios. Isso reflete o trabalho integrado entre as polícias Militar, Civil, Científica e Penal, somado ao crescimento do orçamento da segurança, que passou de R$ 2,3 bilhões em 2019 para quase R$ 8 bilhões previstos para 2025”, afirmou.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre janeiro e setembro de 2024, o Paraná registrou uma queda de 8,81% nos homicídios dolosos, 11,07% nas tentativas de homicídio, 6,8% nos estupros, além de 29,5% menos roubos de veículos e 13% menos furtos de veículos.

 

Debate sobre a PEC da Segurança Pública

O evento também foi palco para discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo federal. A proposta prevê a inclusão de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição, mudanças nas competências das Polícias Federal e Rodoviária Federal, e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública.

Ratinho Junior e outros governadores já demonstraram preocupação com os impactos da PEC. Durante o 12º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), eles emitiram uma nota pedindo atenção às diferenças regionais e defendendo a autonomia dos estados.

 

Integração e troca de experiências

O CNCG reforçou a necessidade de integração entre as PMs para enfrentar o crime organizado, que não respeita fronteiras estaduais. Segundo o presidente do CNCG, coronel Cássio Araújo Freitas, operações coordenadas em diferentes estados são fundamentais para conter o avanço do crime.

Entre os destaques apresentados no evento, está o Projeto Falcão, da PM do Paraná, que já realizou mais de mil operações de combate ao crime organizado em pouco mais de um ano. A programação incluiu palestras sobre integração com o Ministério Público, gestão de segurança e trocas de boas práticas entre os estados.

 

Reconhecimento e turismo local

Ratinho Junior foi condecorado com a Medalha de Mérito do Comando-Geral da PM do Paraná, assim como os comandantes-gerais de todos os estados e do Distrito Federal. O evento também promoveu visitas técnicas a pontos turísticos de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras.

O secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, destacou o papel da segurança na consolidação de Foz do Iguaçu como destino turístico. “Além de ser um lugar histórico, o Paraná é reconhecido pela segurança que oferece aos seus visitantes”, afirmou.

  • Da redação com AEN / Foto: Ari Dias/AEN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *