Estudantes da Unioeste levam carro a hidrogênio para desafio global nos EUA

Foz do Iguaçu terá representantes em um dos eventos mais importantes do mundo quando o assunto é eficiência energética. O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participará da Shell Eco-Marathon Americas 2025. O evento ocorrerá de 2 a 6 de abril no Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos. A equipe levará para a competição um carro inovador movido a hidrogênio verde, projetado e desenvolvido no Itaipu Parquetec.

Os 12 integrantes da equipe, acompanhados pelos professores Fernando José Gaiotto e Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro), embarcam no dia 31 de março. A ida para a etapa americana é resultado do desempenho histórico do grupo em 2024, quando se tornou a primeira equipe da América Latina a ser aprovada nas inspeções técnicas e a colocar um veículo urbano movido a hidrogênio para rodar na Shell Eco-Marathon Brasil. A performance chamou a atenção de engenheiros da competição e garantiu o convite para o desafio nos EUA.

 

Desafio internacional

A competição nos Estados Unidos apresenta desafios diferentes dos enfrentados na etapa brasileira. Em Indianápolis, a equipe precisará completar quatro voltas de aproximadamente quatro quilômetros cada, totalizando 16 km, dentro de um tempo-limite de 35 minutos. “Na etapa americana, o trajeto é mais longo e inclui duas paradas por volta. Treinamos para sermos eficientes e conquistar essa categoria. Nossa equipe está motivada para trazer esse título para o Brasil”, afirma o professor Fernando Gaiotto.

A capitã da equipe e estudante de engenharia mecânica, Giulia Demarchi, reforça a expectativa dos competidores. “Estamos muito orgulhosos por representar o Brasil, o Paraná e a Unioeste. Melhoramos nosso projeto desde a etapa nacional, e isso nos deixa confiantes para conquistar um prêmio.”

 

Inovação e sustentabilidade

O veículo foi desenvolvido nos laboratórios do Itaipu Parquetec e utiliza hidrogênio verde como fonte de energia. O diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, destaca a importância do projeto para a transição energética. “A aplicação e validação de tecnologias em um ambiente de competição internacional traz ganhos significativos de conhecimento e fortalece o ecossistema de pesquisa.”

Além de produzir o hidrogênio usado nos testes, o Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Itaipu Parquetec auxilia os estudantes na montagem e operação segura do sistema de célula a combustível. “O aprendizado dos alunos vai além da competição: eles aplicam na prática o que aprendem em engenharia mecânica, elétrica e ciência da computação”, explica Leite.

 

O legado do Grupo Cataratas

Criado há mais de 15 anos por alunos dos cursos de engenharia elétrica e mecânica da Unioeste, o GCEE ampliou sua equipe ao longo dos anos, incluindo estudantes de computação e outras áreas. Para o professor Gaiotto, a experiência vai muito além da competição. “Procuramos motivar os alunos a equilibrar os estudos com a prática da engenharia, compartilhando conhecimento e incentivando novos integrantes a ingressarem no projeto.”

A Shell Eco-Marathon é uma das competições mais importantes do mundo para estudantes que desenvolvem soluções de mobilidade eficiente. Em 2025, o evento celebra 40 anos de história, desafiando jovens talentos a projetar e construir veículos que percorram a maior distância possível com o menor consumo de energia. Com um histórico de sucesso e um veículo inovador, o Grupo Cataratas parte para Indianápolis com um objetivo claro: trazer o título para o Brasil.

 

Patrocinadores

A equipe é patrocinada por diferentes instituições públicas e privadas. São patrocinadores e parceiros estratégicos o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e a Unila; XBRI Pneus; H2helium; FUNDEP; Horizon; Ponte Nova Energia; Enerluz e Leser. Também apoiam a iniciativa Altair Cycles e Correia Bikeletro; IdeiaTrix; Receita Federal do Brasil; LabMaker; e LabIoT.

  • Da redação com assessoria
  • Fotos: Mohammad Ali Fayad/Unioeste Foz do Iguaçu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *