Equipes da Prefeitura percorrem vias de Foz para definir Operação Tapa-Buraco

As ruas e avenidas de Foz do Iguaçu com maior incidência de buracos e deformações estão no alvo das equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Obras. As equipes de fiscalização da pasta já estão percorrendo as vias do município, com maior concentração de reclamações dos moradores e usuários. A intenção, segundo a secretária Thaís Escobar, é ampliar a Operação Tapa-Buracos, que já está ocorrendo com base no atendimento às demandas solicitadas. A usina de asfalto da prefeitura será mantida para a execução dos serviços.

As reclamações sobre a presença de buracos em ruas e avenidas aumentam após períodos de chuvas e em locais de grande concentração de tráfego de caminhões e veículos de passeios, especialmente nos corredores turísticos de Foz do Iguaçu. Em nota ao GDia, a Secretaria de Obras informa que já iniciou a Operação em 2025. “Além do atendimento às demandas já solicitadas, está sendo feito um mapeamento dos locais que necessitam do serviço em toda a cidade”, diz o órgão.

Para isso, segundo o comunicado, as equipes de fiscalização da secretaria irão percorrer nesta semana as vias em que há maior movimento para determinar prioridades. “Pedimos apoio à população neste mapeamento e definição de prioridades da Operação Tapa Buracos, considerando que há situações urgentes”, explicou a secretária de Obras, Thaís Escobar.

Que completou:  Pelo aplicativo ou pelo site eOuve é possível fazer o pedido, anexar fotos do local e acompanhar a solicitação posteriormente”. Segundo a secretária, a produção da Usina Municipal de Asfalto será continuada neste momento para dar mais agilidade à Operação Tapa Buraco.

 

Contexto

A Usina de Asfalto foi inaugurada em junho de 2018, com uma capacidade instalada de produção de até 300 toneladas de asfalto frio por dia.  A estrutura, segundo a prefeitura na ocasião, era considerada a mais moderna do Paraná quando o assunto é produção de asfalto frio. A Usina conta com uma máquina retroescavadeira, um rolo compactador para asfalto, uma minicarregadeira equipada, além de um caminhão de tapa-buraco. A intenção era agilizar os serviços próprios do município em tapa-buracos, manutenção e recuperação de pavimento.

A prefeitura informou que investiu aproximadamente R$ 2 milhões em todos os equipamentos. O asfalto frio produzido no local, oferece “maior resistência e durabilidade”, informou a gestão municipal na época da inauguração. O material é fabricado da mesma maneira que o asfalto convencional, porém recebe um aditivo durante o processo de usagem que permite a aplicação a frio, ao contrário do asfalto convencional que deve ser aplicado a quente.

  • Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *