Equipe de atletas da ABASFI vivenciam um dia no Parque Nacional do Iguaçu

Para comemorar um Dia do Parque, campanha para conscientização da preservação dos parques brasileiros, o Macuco Safari convidou 28 atletas da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu/ABASFI. Os atletas tinham entre 12 a 15 anos e foram convidados para participar de atividades de desenvolvimento sócio ambiental e foram acompanhados por supervisores e biólogos. “Priorizamos oferecer esta vivência para moradores do entorno para que possam conhecer os dois grandes atrativos turísticos naturais que estão dentro da Mata Atlântica e ver como é feita a preservação da fauna e flora e ao mesmo tempo desfrutarem do turismo sustentável”, destaca o gerente geral do Macuco Safari, Lucas Teixeira.

A ação serviu para promover um relacionamento maior e mais próximo com a comunidade do entorno e despertar um sentimento maior na preservação das riquezas naturais que a região possui. “A equipe pode conhecer e vivenciar os atrativos turísticos, além de receber toda uma conscientização sobre a importância do ecossistema do Parque Nacional do Iguaçu”, detalha o treinador do time, Robson de Freitas Marana, treinador da equipe de atletas. “O passeio também serviu para promover o fortalecimento na relação entre os atletas, desenvolver a habilidade social, além de oferecer conhecimento, cultural e aprendizado para estes jovens atletas”, conclui.

Um dia no Parque é comemorado nas unidades de conservação do Brasil inteiro e a equipe de basquete da ABASFI foi contemplada com os dois passeios que estão dentro do Parque Nacional do Iguaçu: o passeio nas Cataratas logo pela manhã e depois o passeio de barco até as grandes quedas.

A equipe de basquete foi guiada pelo biólogo Júlio Queiroz que falou sobre os cuidados que a empresa Macuco Safari desenvolve para a preservação da mata nativa e os animais do parque. Falou sobre as várias espécies de árvores, como a Timbaúva e como os índios a utilizavam no passado. Também explicou porque o palmito juçara está em risco de extinção e sobre cuidados que os municípios lindeiros precisam ter para proteger os animais que habitam a unidade de conservação. “Está é uma data que os visitantes locais podem conhecer o interior das unidades de conservação, observar a fauna e flora, saber como é feita a preservação, as pessoas que trabalham dentro dos parques, além de vivenciar as experiências e os cuidados que são praticados para a segurança das espécies e das pessoas”, explica o biólogo do Macuco Safari, Júlio Queiroz

 

Emoção e curiosidade

Os jovens atletas que integram a equipe de basquete da ABASF, são prioritariamente de famílias carentes e que ainda não conheciam os atrativos turísticos mais famosos do Brasil. Durante o passeio os meninos e meninas ficaram atentos às explicações que foram repassadas e foram feitas muitas perguntas sobre animais e as espécies da mata do Parque Nacional do Iguaçu.

A admiração ao se verem diante da magnitude das Cataratas e a adrenalina do passeio de barco, se pode ver nos rostos e também nos comentários, como “nossa, as quedas são muito altas e são lindas demais”.  “Como é bom esta ‘chuvinha’ das Cataratas”.

A grande euforia e adrenalina tomou durante o passeio de barco. A embarcação sobe o rio Iguaçu e vai até próximo das Cataratas, o suficiente para tomar um banho nos grandes saltos Três Mosqueteiros. “No começo senti medo, mas depois não queria mais sair de lá”. “Quero voltar de novo”. “Eu vou contar para meus amigos que é muito emocionante o passeio”.

  • foto: Silvanacanalmkt e arquivo Macuco Safari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *