Encontro reúne seminaristas, padres e bispos de todo o país em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu está sediando nesta semana o 43° RENASEM, um grande retiro nacional que reúne seminaristas, padres, diáconos e bispos de todo o Brasil. O evento, que teve início na segunda-feira (9) segue até esta sexta-feira (13). Com o tema “Mostrou-me um rio de água viva, que saía do trono de Deus e do cordeiro”, o encontro está ocorrendo sob coordenação da diocese local.

O retiro é promovido pelo ministério de seminaristas da Renovação Carismática Católica (RCC) e tem como objetivo acolher os vocacionados, oriundos de diversas expressões, unindo-os em dias de oração, fraternidade e festa a partir da experiência do batismo. “É bonito ver jovens respondendo com alegria ao chamado do Senhor. Minha mensagem é para que sejam fortes, não tenham medo e confiem a vida a Deus”, disse o bispo Dom Sérgio de Deus Borges.

A edição anterior do encontro ocorreu na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Neste ano Foz foi escolhida por representar a integração de diferentes povos, assim como o retiro permite a integração de diferentes carismas. Na fronteira os participantes estão reunidos na Casa de Encontros Shalom Dom Olívio, localizada na Vila Shalon.

Grandes eventos como este colocam Foz em evidência no cenário nacional, destacando a cidade para seu potencial e atraindo novos encontros que, além de promover integração entre pessoas, ajudam ainda a fomentar a economia do município, que tem grande potencial no turismo religioso.

“Que neste ano de 2023 nós possamos ser levantados pela graça de Deus e que ela se manifeste em nós e na nossa vida. Desejamos vida longa aos seminaristas e prosperidade a cidade de Foz do Iguaçu”, disse o presidente do Conselho Nacional da RCC, Vinícius Simões.

Dentre as atividades realizadas nos RENASEM, destaca-se a celebração do Culto Eucarístico e recitação da Liturgia das Horas, oração do terço em comunidade, adoração ao Santíssimo Sacramento, cultivo da oração, da partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, como também pregação onde é possível difundir a cultura de Pentecostes, proporcionando o conhecimento e o aprofundamento de temas relativos à igreja, de modo especial, as moções direcionadas pelo Conselho Nacional da RCC Brasil.

Outros encontros

A Diocese de Foz já foi palco em outros grandes encontros semelhantes ao RENASEM. Em julho do ano passado o município recebeu bispos de várias regiões e mais de cinco mil jovens de diversas partes do Brasil, além da Argentina e do Paraguai. O evento, promovido pelo movimento Caminho Neocatecumenal, foi realizado nas dependências do Centro de Convenções.

Em duas oportunidades, em 2022, a Diocese também realizou encontros de discussão política, apresentando uma Cartilha de Orientações para as Eleições Presidenciais. Os movimentos reuniram autoridades diversas, entre as quais o juiz eleitoral Ariel Nicolai e o professor Paulo Batista.

Diversos membros da igreja, religiosos e leigos, participaram do evento e aproveitaram para tirar dúvidas. “A igreja não faz política partidária, ela respeita a laicidade e oferece as condições nas quais uma política sadia com a consequente solução dos problemas sociais pode amadurecer”, disse o bispo Dom Sérgio na ocasião.

 

Da redação

Foto: Vinícius Fernando Buche/Catedral

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *