Empregos temporários e com carteira assinada
movimentam a economia neste final de ano em Foz
A proximidade com as festas e férias de final de ano, além do pagamento do 13° salário, vem aumentando gradativamente o movimento no comércio e no turismo de Foz do Iguaçu. Buscando oferecer tranquilidade para os moradores e turistas, muitos locais já deram início às contratações temporárias para reforçar o quadro de colaboradores e garantir é, claro, um aumento nos lucros.
Diversos mutirões de empregos já foram realizados na cidade nas últimas semanas, com oportunidades para atuação em supermercados, rede hoteleira, construção civil e outros. Mas quem perdeu essas ações não precisa se preocupar, já que na Agência do Trabalhador ainda há mais de 200 vagas disponíveis em 58 funções. Uma parcela é de oportunidades temporárias, e a outra refere-se a empregos com carteira assinada.
Dentre as opções há oportunidades para camareiras, garçom, chapeiro, vendedor, auxiliar administrativo, atendente de lojas, mercados e lanchonetes; barman, cozinheiro, engenheiro agrônomo, recepcionista, pizzaiolo, operador de empilhadeira, operador de caixa e outros.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Rodrigo Schmidt, a contratação de temporários neste fim de ano reflete uma estabilidade no mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu nos dois primeiros anos da pandemia, que foram marcados por grandes oscilações entre dispensas e contratações.
“O último trimestre do ano é tradicionalmente aquecido para o varejo nacional. Em 2022, conforme projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a expectativa é que haja um aumento de 2,1% nas vendas de Natal com relação ao mesmo período do ano passado, sendo um bom momento para as pessoas procurarem um trabalho temporário. E ainda há a possibilidade de efetivação, de acordo com o desempenho do trabalhador durante o contrato, e a viabilidade e necessidade da empresa”, afirmou.
Quem estiver interessado em ingressar em um novo emprego pode procurar a Agência do Trabalhador, localizada na Rua Xavier da Silva, 834, centro. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Algumas vagas exigem experiência, já outras não. As oportunidades sofrem alterações constantes, por isso antes de se dirigir até a unidade, é importante ligar verificando se a vaga está disponível. O telefone para contato é o (45) 3545-5450.
“Há muitas outras vagas em hotéis da cidade, inclusive sem experiência. Nós estamos muito contentes com este momento que a agência vive. A gente pede para os jovens que estão em busca do primeiro emprego ficarem de olho porque anunciamos novas vagas todos os dias e sempre tem oportunidade. Há muitas oportunidades no momento, mas a procurada tem sido baixa”, destacou o diretor da Agência do Trabalhador em Foz, Luciano Castilla.
Formação profissional
Para fomentar ainda mais os setores de comércios e de serviços, o Governo do Paraná, por meio de uma parceria entre a Sejuf (Secretaria de Justiça, Família e Trabalho) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), está promovendo cursos gratuitos de qualificação profissional na terceira etapa do programa Recomeça Paraná.
Ao todo, são 4.383 vagas, tanto para cursos de aprendizagem profissional quanto para educação e formação de jovens e adultos (EJA).
Da redação / Foto: AMN