Em Itaipu, Ministro de Minas e Energia conhece novas tecnologias sustentáveis para produção de energia
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, visitou a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), nesta sexta-feira (16). Acompanhado de uma comitiva de técnicos do Ministério, ele assistiu a uma apresentação sobre a empresa, feita pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior, e fez uma visita técnica. À tarde, conheceu as instalações da unidade de biometano e a planta de produção de hidrogênio verde – ambas localizadas na área da usina -, além do Refúgio Biológico Bela Vista, que é mantido pela empresa.
De acordo com o ministro, o objetivo da viagem foi aproximar as equipes técnicas do MME e da Itaipu, promovendo a integração e criação de canais diretos de comunicação entre áreas que têm correlação para a atividade diária. “O fato de conhecer in loco esse lugar fantástico que é a Itaipu ajuda também na análise de demandas que vêm da empresa. Essa integração gera uma melhor resposta a essas demandas e, acima de tudo, mais velocidade e qualidade na decisão de políticas públicas”, destacou Sachsida.
Para a engenheira eletricista Isabela Sales Vieira, diretora de Programa do Ministério de Minas e Energia, é fundamental essa aproximação e o diálogo entre as duas instituições. “Itaipu foi pioneira e poder estar aqui é uma honra e permite que a gente veja que o que fazemos dentro do nosso escritório é importante para o nosso país. É ótimo acompanhar essa modernização da empresa, que continuará sendo um modelo para o mundo.”
Além de conhecer o funcionamento da usina, os servidores federais puderam ter contato também com particularidades da empresa, que é única no país por seu modelo de criação e gestão. “É uma grande obra de engenharia, mas também de diplomacia e jurídica. O tratado que criou a empresa ainda é atual, é um documento que tinha muita visão de futuro”, ressaltou a diretora Jurídica da Itaipu, Mariana Favoreto Thiele.
Ao tratar de novas energias sustentáveis, como o biometano e hidrogênio verde produzido nas plantas que visitou em Itaipu, o ministro fez questão de ressaltar o potencial da empresa para a evolução do setor energético do país. “Itaipu tem uma contribuição fundamental, isso é inquestionável. É uma empresa que bate recordes, que bate metas, com a qual o Brasil pode contar. Nesse governo procuramos ter um norte muito claro, que é energia limpa, segura e barata, e Itaipu contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social brasileiro ao fornecer exatamente isso ao nosso país”, frisou.
O diretor-geral brasileiro apresentou também aos visitantes o trabalho ambiental desenvolvido pela empresa, que é premiada mundialmente pelo cuidado com a água e com a fauna e flora da sua área de abrangência. De acordo com Risden, Itaipu é um exemplo de como a geração de energia pode ser uma grande aliada do meio ambiente – ponto destacado pelo diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell, responsável pelas ações ambientais da empresa. De acordo com ele, “desenvolvimento sustentável não é apenas uma bandeira de Itaipu, mas parte fundamental da empresa”.
Imprensa de Itaipu / Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional