Duplicação da Rodovia das Cataratas chega a 53% e avança em Foz do Iguaçu

A duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), corredor turístico que liga o centro de Foz do Iguaçu ao Parque Nacional do Iguaçu, atingiu 53,17% de execução na última medição, realizada em 30 de junho. O avanço contempla serviços em todo o trecho de 8,7 quilômetros em obras, que se estendem do trevo de acesso à Argentina até o portal do Parque.

O projeto é fruto de uma parceria entre Itaipu Binacional, governo federal e governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com administração e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O investimento é de R$ 129,6 milhões.

Os trabalhos incluem alargamento das pistas, serviços de drenagem, terraplenagem e implantação de camadas de sub-base e base em brita graduada, além do início da aplicação do asfalto. Já foram instaladas barreiras New Jersey em vários segmentos, como entre os quilômetros 4+560 e 6+320, além de muros de contenção para viadutos e passa-faunas, que já estão 100% concluídos.

Os viadutos seguem em diferentes estágios de execução. O acesso ao aeroporto está com 11,87% de avanço, enquanto o viaduto no km 2+260 está praticamente concluído, restando apenas as lajes de aproximação. Já as estruturas no km 3+970 e no km 7+600 estão com mais de 95% dos trabalhos finalizados. A ponte sobre o Rio Tamanduá, no km 2+860, aguarda apenas o aterro de encontro nas cabeceiras.

Além da rodovia principal, o projeto contempla cinco vias marginais, ciclovias bidirecionais e novos dispositivos de drenagem e pavimentação. A Marginal 01 recebe a instalação de uma nova rede de adutoras, enquanto as marginais 02, 03 e 04 já têm grande parte das intervenções concluídas. A ciclovia soma atualmente 16,35% de extensão pronta.

Por conta das obras, há bloqueios e desvios no trânsito. O acesso à Rua Carmen Gatti foi interditado e os moradores do bairro Carimã devem utilizar a Rua Indianápolis para chegar ao centro da cidade. Quem vem do Parque Nacional com destino à Vila Carimã precisa retornar em frente ao Hotel Carimã.

Quando concluída, a rodovia terá duas novas faixas por sentido, acostamentos internos e externos, barreiras de concreto duplas, passeios, ciclovias e viadutos nos principais acessos, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá. Inicialmente prevista para ser finalizada em 2024, a entrega da obra foi reprogramada para 2026.

 

  • Da reação com AEN
  • Foto: SEIL-PR

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