Dia do Desafio mobiliza iguaçuenses no combate ao sedentarismo
O Dia do Desafio, celebrado ontem (31), mobilizou milhares de iguaçuenses no combate ao sedentarismo e em incentivo à prática da solidariedade. Equipes de recreação do Sesc, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, percorreram escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Convivência e empresas privadas, promovendo e incentivando a realização de diversas atividades físicas.
No próprio Sesc, que é responsável pelas ações da data, uma extensa programação foi montada, com múltiplas práticas ao longo do dia para crianças e adultos. Em academias os alunos foram convidados a superar os próprios limites, desafiando-se a tentar exercícios novos. Aulas gratuitas de dança, alongamento, pilates e corrida proporcionaram descontração e bem-estar.
Outras pessoas participaram do desafio de forma individual, praticando artes marciais, caminhada, ciclismo e natação. Grupos de idosos se reuniram nas praças da cidade para esticar o corpo nas academias ao ar livre, onde há vários simuladores de caminhada e aparelhos de ginástica. As atividades foram gravadas em vídeos de 15 minutos, compartilhados nas redes sociais e na página do Sesc.
Em anos anteriores as cidades competiam umas contra as outras no Dia do Desafio, com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas realizando exercícios. Esta ação, entretanto, foi deixada de lado durante a pandemia da covid-19, período marcado pelo isolamento social.
Agora o desafio real da data é superar as próprias marcas. No ano passado Foz mobilizou 90 mil pessoas. A meta deste ano foi superar este número e, nos próximos dias, a cidade saberá se conseguiu vencer a contagem. Em todo o Paraná a expectativa é de que pelo menos três milhões de pessoas tenham participado das ações.
Além de Foz do Iguaçu, várias cidades da região Oeste participaram, como Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Ramilândia, entre outras. Em Medianeira, por exemplo, o dia de ontem foi feriado então a mobilização foi grande. Uma estrutura completa foi montada no Ginásio de Esportes em parceria com a Secretaria de Esportes de Medianeira para que a população participasse das atividades.
Solidariedade
Neste ano, além de incentivar práticas saudáveis o Sesc promoveu também a solidariedade. Em parceria com o programa Mesa Brasil, a instituição arrecadou caixas de leite integral no Dia do Desafio. Os donativos serão repassados posteriormente a instituições carentes atendidas pelo Sesc em Foz e região. Além disso, a unidade segue recebendo cobertores e agasalhos em campanha de inverno. As doações podem ser entregues na sede do Sesc, na Vila A.
Campanha mundial
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em diversos países do continente americano.
A campanha é uma iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All) que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport andCultureAssociation) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Um de seus papéis fundamentais é fortalecer as relações entre cidades, instituições e pessoas, através da oferta de eventos gratuitos para todas as idades e níveis de prática, e que possuam a capacidade de oferecer recursos (informação, materiais e humanos) para a adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas.
- Da redação / Fotos: redes sociais