Dia da Música movimenta CMEIs, escolas, hotéis, Itaipu e o segmento cultural de Foz
O Make Music Day, ou Dia da Música, movimentou nesta quarta-feira (21) aproximadamente 30 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede pública do município e do estado, hotel, hostal, Itaipu Binacional, Cataratas do Iguaçu e setores do segmento cultural como Fundação Cultural, Teatro Barracão e Jhonny Studio Bar. “Conseguimos mobilizar 70 pontos de concentração mais de 100 músicos participantes desta atividade que aconteceu pela primeira vez no município”, explicou o coordenador regional do evento, Giovani Fagundes.
A maior celebração musical do mundo, o Make Music Day, surgiu na França em 1982 e é organizado pela Fundação Americana de Promoção da Educação Musical (NAMM Fundation) e Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima). Este ano, as atividades ocorreram em mais de 1.000 cidades de 120 diferentes países, com transmissão pela internet, destacou o coordenador regional.
Em Foz do Iguaçu, a organização e promoção envolveu a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Cultural e Associação de Músicos do Paraná. Músicos e amantes da música passaram o dia envolvido com as atividades. Os números ainda não foram totalizados mas, segundo Giovani Fagundes, participaram das atividades estudantes de 20 CMEIs, 10 escolas da rede pública municipal e cinco escolas do estado, além de cinco hotéis e cinco hostals.
Na Itaipu, as atividades aconteceram, no mirante da Vista Panorâmica, que garante uma contemplação ampla da barragem da usina, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai. “Também tivemos atividades com apresentações de bandas, grupos e corais na Fundação Cultural no Jhonny Stúdio Bar e fechando o circuito no Teatro Barracão com diversas bandas locais”, explicou o coordenador regional.
Música e natureza
Nas Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, junto com o Yoga Day, o Dia da Yoga de Foz do Iguaçu. No Centro de Convivência Escola Bairro Francisco Bubas, no Porto Meira, os pequenos deram um show de animação, carisma e interpretação, conduzidos pela professora Silvania Rodrigues Brisola, nos teclados, apresentaram diversas canções infantis.
A apresentação incluiu ainda clássicos da música popular brasileira aos alunos do Cmei Osires Santos – que frenquentam o Centro de Convivência por conta das obras de reforma na unidade de ensino. Eles também apresentaram músicas da capoeira, conduzidas pelas professor Marcos. “A proposta é criar um momento lúdico, proporcionando novas descobertas e reforçando o processo de aprendizagem das crianças”, disse a secretária da Educação, Maria Justina da Silva.
- Da Redação/Foto: William Henrique Guimarães