Dia da Consciência Negra terá apresentações artísticas e culturais neste domingo
Celebrado neste domingo (20), o Dia da Consciência Negra terá uma programação especial na Praça da Paz, durante a tradicional Feirinha da JK. Apresentações artísticas dos grupos Afoxé Funmilaiyó, Maracatu Kaburé, Baque Mulher, Dj Mano Zeo e roda de samba com o grupo Jeito Delas integram as atividades, que iniciam às 8h30 e seguem até as 14 horas.
Organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, a programação contará ainda rodas de conversa sobre religiões de matrizes africanas, como o Candomblé e a Umbanda.
Quem passar pela praça também poderá saborear os pratos da gastronomia africana e afro-brasileira, como o acarajé e o baião de dois e levar para a casa mudas de ervas medicinais.
A mobilização, conforme explicou diretora da Secretaria de Direitos Humanos Mazé Saad, tem como proposta exibir a diversidade da cultura negra e incentivar a cultura de paz. “Além de levar a arte por meio das apresentações, precisamos fazer deste dia um dia de luta por mais tolerância, pela cultura da paz e o fim do racismo e tudo isso começa no respeito à diferença e à diversidade”, afirmou.
O evento na Praça da Paz também terá duas apresentações de grupos femininos alusivas aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente no Brasil pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. O intuito é notabilizar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes.
AMN
(praça da paz)