Destaque no turismo nacional, Foz também é referência na geração de empregos e exemplo de multiculturalismo
Mundialmente conhecida pela beleza das Cataratas do Iguaçu e pela magnitude em geração de energia da Itaipu Binacional, Foz completa nesta segunda-feira (10 de junho) 110 anos de fundação. O município de tríplice fronteira, que conquistou sua emancipação política em 1914, cresceu exponencialmente nas últimas décadas, tornando-se destaque no turismo nacional, referência na geração de empregos e exemplo de multiculturalismo.
Dados do último Censo, realizado em 2022, mostram que a Terra das Cataratas abriga atualmente 285.415 habitantes, divididos em mais de 80 nacionalidades, que convivem pacificamente e mesclam seus costumes, crenças e, principalmente, a culinária.
Em poucos minutos de peregrinação pelas ruas de Foz, os visitantes se deparam com restaurantes chineses, japoneses, coreanos, árabes e argentinos, além de estabelecimentos de vendem uma ampla e mista variedade de guloseimas e produtos paraguaios, italianos, alemães, dentre outros.
No mesmo sentido, há igrejas católicas, protestantes e evangélicas, templos de umbanda e budismo, terreiros de candomblé e quimbanda, mesquitas muçulmanas, centros espíritas, dentre outras vertentes. No total, são mais de 400 espaços religiosos espalhados pelo município.
Um desses locais, além de símbolo de fé, é também um monumento histórico. A igreja São João Batista, localizada na área central, foi inaugurada em 24 junho de 1924 e completa neste mês seus 100 anos de instalação, com uma deslumbrante beleza em artes sacras.
Esta diversidade, que permite conhecer várias culturas em um único lugar; aliada a grande beleza dos atrativos turísticos e do contato com a natureza, atraem muitos olhares. Prova disso, são as centenas de investimentos dos setores públicos e privados que a cidade recebe todos os anos, além dos milhares de turistas que passam pela fronteira mensalmente.
Um levantamento realizado pela plataforma Omnibees, usada para reservas em mais de sete mil hotéis, aponta que Foz é o quinto principal destino em turismo e lazer do Brasil. A posição no ranking é evidenciada por números. No primeiro trimestre deste ano, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 508.173 visitantes. Na Itaipu Binacional, somente no último feriado de Corpus Christi, passaram pelos espaços quase nove mil pessoas. Mais de 13 mil visitantes contemplaram as belezas do Parque das Aves e pouco mais de 10 mil aproveitaram as diversões do Marco das Três Fronteiras.
Educação
Além do turismo, Foz também é evidenciada pela educação. No município há 230 espaços voltados ao ensino, divididos em creches, escolas e colégios municipais, estaduais e privados, além de universidades.
Trabalho
Destaque entre as 10 cidades mais promissoras do Paraná, Foz é ainda referência na geração de empregos, tendo aberto no primeiro quadrimestre de 2024 um total de 1.537 vagas em diversos setores.
Da redação / Fotos: divulgação