Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz celebra o Dia do Especialista
A data é alusiva à criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em março de 1941; evento na fronteira contou com a presença de autoridades
O Dia do Especialista da Força Aérea Brasileira (FAB) foi celebrado nesta semana com festa no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI). O evento contou com a presença de autoridades e foi presidido pelo comandante da unidade, major aviador Olivio Martini Marangon.
A solenidade teve vários momentos especiais, entre eles um ato de ação de graças, onde o capitão especialista do destacamento, Guilherme Aparecido Paulin, fez a leitura de uma oração. Em outro ato, o especialista graduado mais antigo da unidade, suboficial Marcio da Silva Santos, fez um agradecimento.
A data (25 de março), que é alusiva à criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941, contou ainda com uma apresentação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), e palestras sobre serviço social, psicologia organizacional, e educação ambiental. A celebração do Dia do Especialista foi encerrada na fronteira com um grande almoço festivo.
“Disciplina, amor e coragem” forjam os pilares do Especialista da Força Aérea Brasileira (FAB). São oficiais e graduados da FAB que, em diversas áreas, há mais de oito décadas, contribuem com a missão de defender, controlar e integrar o espaço aéreo brasileiro”, destacou a leitura do dia.
Em Foz, o DTCEA-FI, que completou 43 anos de atuação no ano passado, conta com especialistas controladores do tráfego aéreo que falam português, inglês e espanhol. Eles usam o alfabeto fonético internacional para a comunicação com os pilotos, e a comunicação correta contribui para a segurança do voo.
Esses profissionais são responsáveis pela torre de controle e pelo comando de aproximação, que abrangem 77 quilômetros de largura e 6,5 quilômetros de altura. No céu, os aviões seguem as aerovias, que são rotas específicas que delimitam a trajetória e a altitude adotadas pelos pilotos.
Sobre a EEAR
Atualmente, a Escola de Especialistas ocupa um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos.
Desde seu início, a EEAR foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender aos objetivos nacionais, como durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Na ocasião, os mecânicos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça tiveram papel fundamental para a campanha de sucesso do Brasil na vitória dos Aliados.
Existem duas formas de ingresso na escola. Uma delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos, que tem duração de dois anos e exige ensino médio completo. A segunda acontece pelo Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos, com duração de seis meses, que exige o ensino médio completo para os candidatos a Especialistas em Música e curso técnico nas demais especialidades, em uma das 16 diferentes áreas ofertadas.
- Da redação / Fotos: Abel Andreghetti
Marinha abre inscrições para o curso de formação de aquaviários nível 3
A Marinha do Brasil está com inscrições abertas até o dia 17 de abril para o curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial de convés, nível 3. O curso será realizado na modalidade presencial, de 15 de maio a 16 de agosto, no período noturno das 17h às 22h, na sede da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP).
As inscrições podem ser feitas no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da capitania, na Rua Barão do Rio Branco, 170, no Centro de Foz. As informações completas podem ser encontradas no edital disponível no site:
www.marinha.mil.br/cfrp