Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz celebra 43 anos de história
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI) completou nesta sexta-feira (11), 43 anos de atuação na fronteira. A data foi marcada por uma solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades. Durante o evento ocorreu à entrega de medalhas para os militares que completaram 10 e 20 anos de carreira. Também foram homenageados os destaques do ano na ocasião.
A cerimônia foi presidida pelo comandante do destacamento, major aviador Fernando de Melo Nunes, que foi recebido com honras militares. Após os agradecimentos iniciais, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, com apresentação da Bandeira Nacional.
Em seu discurso, o comandante lembrou que o DTCEA-FI tem a missão estabelecida pela política de estratégia nacional de defesa, atuando como responsável pela coordenação de programas e garantia de segurança das fronteiras, além de buscar uma integração com a sociedade e apresentar a capacidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro à sociedade civil.
“Agradeço-os não somente por honrarem, pelos seus esforços e dedicação, a exitosa história deste Destacamento, mas também porque, pela eficiência dos seus trabalhos, engrandecem o nome do DTCEA-FI, contribuindo, com excelência, para o cumprimento da nobre missão da Força Aérea Brasileira (FAB)”, disse.
Na oportunidade foram homenageados com medalhas de bronze e prata, os militares que completaram 10 e 20 anos de serviços prestados às Forças Armadas. Receberam medalha de bronze: 2S BTC Suellen Cristina Figueiredo, 2S BCO Gabriel Soares de Almeida, e 3S BMT Igor Alexandre Faulstich de Araújo. Com a medalha de prata foi agraciado o militar 1S BCT Marcus Vinícius Santos Machado.
Ainda durante a solenidade também foram homenageados os destaques do ano. “A concessão do prêmio de destaque do ano tem por finalidade realçar, dentre seus pares, o suboficial ou sargento, o cabo, o soldado e o servidor civil que tiveram os melhores desempenhos no exercício de seus deveres ao longo do ano”, explica o destacamento.
Nesta categoria receberam as honras o 2° Sgt BET Fábio Vinícius de Oliveira (graduado destaque), o S2 Bruno Pires de Lima (praça destaque), Otávio Augusto Fonseca dos Santos (servidor civil destaque), So BET Izildo Souza Neves (destaque técnico), Sgt BCT Thiago Werner de Melo de Arruda dos Santos (destaque operacional), e So BET Márcio da Silva Santos (destaque administrativo).
A celebração foi encerrada com um desfile da tropa, prestando continência ao comandante, ao som da Canção do Especialista da Aeronáutica. Ao final foi realizada uma grande confraternização, com exibição de um vídeo sobre a história do destacamento.
Força Aérea na fronteira
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu é o órgão do Comando da Aeronáutica, vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O DTCEA é a única Organização Militar do país que presta serviços como controle e prestação de informações de voo e alerta dentro do território do Brasil e países vizinhos nos céus da fronteira.
O órgão Controle Foz é também o único do Brasil com controladores que falam três idiomas (português, inglês e espanhol). Eles usam o alfabeto fonético internacional para a comunicação com os pilotos, e a comunicação correta contribui para a segurança do voo.
Da redação / Foto: Abel Andreghetti