Copel instala medidores inteligentes e moderniza energia em Foz do Iguaçu
A Copel iniciou a instalação de medidores inteligentes em Foz do Iguaçu, trazendo avanços na gestão do consumo de energia para 127.300 unidades consumidoras. A iniciativa faz parte da Rede Elétrica Inteligente, maior projeto de modernização da infraestrutura elétrica em andamento no Brasil. A meta é substituir 1,7 milhão de equipamentos no Paraná até 2025.
Com essa expansão, a tecnologia alcança o Oeste do estado, onde serão instalados novos dispositivos em 661 mil imóveis, distribuídos entre 50 municípios. No total, o projeto já contabiliza mais de 1 milhão de medidores instalados nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná.
Monitoramento remoto
Os novos medidores, conhecidos como smart meters, permitem a medição automática do consumo de energia e enviam dados em tempo real para as centrais da Copel. Isso elimina a necessidade de leituras presenciais e possibilita a detecção imediata de falhas na rede elétrica.
“O sistema de comunicação em que os medidores inteligentes estão conectados garante a transmissão contínua de dados sobre consumo e interrupções do fornecimento, o que sinaliza as centrais da Copel em tempo real”, explica o engenheiro e gestor do projeto Gustavo Klinguelfus.
Controle do consumo pelo aplicativo
Com a nova tecnologia, os consumidores podem acompanhar seu consumo de energia pelo aplicativo da Copel, o que ajuda a identificar desperdícios e otimizar o uso dos aparelhos ao longo do dia.
Klinguelfus ressalta que uma percepção de aumento no consumo pode estar ligada a fatores sazonais. “Os medidores são seguros e aferidos pelo Inmetro, por isso é importante que os consumidores se atentem ao seu histórico de consumo no ano anterior, uma vez que a variação recebe forte influência das temperaturas neste período do ano”, explica.
Os dados da Copel indicam que, entre 2021 e 2024, o consumo de energia das residências paranaenses aumentou em média 9,5% nos meses mais quentes do ano (outubro a março) em relação ao período de abril a setembro. No Oeste do estado, essa variação foi ainda maior, chegando a 20,6%.
Instalação sem custos
A substituição dos medidores é gratuita e realizada por equipes credenciadas, com um tempo médio de instalação de 20 minutos por unidade consumidora. Em Foz do Iguaçu, o serviço está sendo executado pela empresa Eletromil.
Nos municípios onde a Rede Elétrica Inteligente já foi implantada, a digitalização da fatura de energia também avançou. Em Ipiranga, por exemplo, 95% dos consumidores optaram por receber a conta por e-mail.
Eficiência e sustentabilidade
Desde 2018, a modernização da rede elétrica pela Copel contribuiu para evitar a emissão de mais de 470 toneladas de CO2, reduzindo deslocamentos de equipes e perdas energéticas.
A expectativa é que, com a expansão da tecnologia, a distribuição de energia se torne mais eficiente e segura, beneficiando cada vez mais consumidores.
Mais informações: www.copel.com/rei
- Da redação com AEN
- Foto: Copel