Concluída a instalação das lajes da Ponte da Integração Brasil-Paraguai
Os trabalhadores do consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai instalaram, no final de semana, a última laje pré-fabricada de concreto, completando o tabuleiro da futura pista. A passarela internacional, a segunda unindo os dois países na região, é financiada com recursos da margem brasileira da Itaipu e deverá ser concluída no último trimestre de 2022.
A Ponte da Integração vai unir Foz do Iguaçu ao município de Presidente Franco numa região próxima ao marco das Três Fronteiras. De acordo com o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu, com a colocação das telhas e a concretagem das juntas, em breve será possível caminhar pela nova estrada.
As condições climáticas podem influenciar o andamento das obras. Ainda faltam algumas ações para a conclusão total da obra, ressaltou Pánfilo Benítez. Na sequência vem a camada asfáltica, instalação do sistema de iluminação e as barreiras de contenção. Também estão previstas grades anti-suicídio e a sinalização. Com isso o empreendimento estará concluído, diz o engenheiro.
Ele lembra que, no último dia 31 de agosto, foi colocada a aduela de ligação, unindo as duas margens da fronteira. A peça tem 5,75 metros de comprimento e pesa mais de 20 toneladas. O lançamento da estrutura contou com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).
Estrutura
No total, foram colocadas 37 aduelas metálicas, 18 de cada lado da ponte, e a chave (37ª) no centro, completando assim a superestrutura. Em cada aduana foram montadas as lajes pré-fabricadas, cujas juntas foram concretadas.
A obra começou em 2019, em uma parceria entre a Itaipu e o governo do Paraná. O investimento, de aproximadamente R$ 463 milhões, é bancado pela margem brasileira da empresa de energia, após um acordo firmado entre os governos dos dois países, em dezembro de 2018.
O plano integral da infraestrutura inclui ainda desapropriações e a construção da Perimetral, via de aproximadamente 15 quilômetros, que ligará a aduana da nova via à aduana da Argentina e à BR-277, na saída de Foz do Iguaçu. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Da Redação / Foto: Itaipu/Margem Paraguaia