Começa a Semana de Mobilização de Combate à Dengue no Porto Meira
Teve início nesta segunda-feira (18) a Semana de Mobilização de Combate à Dengue, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em Foz do Iguaçu. As atividades, que seguem até sexta-feira (22), são parte do evento nacional Dia D de Combate à Dengue e têm como objetivo mobilizar a população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
A escolha do Porto Meira como foco das ações foi baseada no mapa de calor elaborado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que apontou alta concentração de casos suspeitos e infestação do mosquito na região nas últimas semanas.
Entre as ações programadas estão:
Vistorias em imóveis: Agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) visitam residências para orientar os moradores sobre a eliminação de focos do mosquito.
Limpeza de áreas públicas: Pontos de descarte irregular estão sendo limpos com apoio das equipes da Vital. As atividades começaram no Parque Remador nesta segunda-feira (18).
Coleta de resíduos: Foram disponibilizadas caçambas para o descarte de materiais que podem acumular água, como entulhos, móveis e restos de construção.
Orientações
A supervisora de educação do CCZ, Giselli Kurtz, reforça a importância do envolvimento da comunidade: “O Aedes aegypti prolifera em locais com água acumulada, como garrafas, pneus e caixas d’água. Pedimos que cada morador faça sua parte eliminando esses focos.”
As caçambas podem ser usadas gratuitamente pelos moradores para descarte de materiais que não são recolhidos pela coleta comum ou reciclável, como restos de madeira, móveis velhos e resíduos da construção civil.
Conforme o último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, Foz do Iguaçu registrou, neste ano, 187 casos confirmados de dengue e mais de 3,1 mil notificações de suspeitas.
As caçambas estarão disponíveis até quinta-feira (21) nos seguintes pontos:
Rua Tamarindo, próximo ao campo de futebol, bairro Bubas.
Rua dos Cravos com Águas Marinhas, ao lado da mecânica Clínica do Automóvel, Jardim das Flores.
Rua Pinheiro com Rua Golfinho, em frente ao nº 654, Jardim Colônia.
Rua Amor Perfeito com Rua Golfinho, próximo ao Centro de Convivência, Jardim das Flores.
- Da redação com AMN /Foto: Bruno Martins/PMFI