Com serviços gratuitos de saúde, cemitérios de Foz do Iguaçu atendem hoje das 7h às 19h
Com serviços gratuitos de saúde, os cinco cemitérios municipais de Foz do Iguaçu atenderão neste hoje (2), Dia de Finados, das 7h às 19h para receber as famílias que desejarem prestar suas homenagens aos entes queridos que já partiram. Todos os espaços públicos passaram nesta semana por ações de limpeza e pintura, garantindo maior comodidade aos visitantes.
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas visitem os campos-santos nesta quinta-feira, mesmo com previsão de chuva para a fronteira. O maior movimento deve ser registrado na parte da manhã.
Quem passar pelo Cemitério Ecumênico São João Batista, na região central; e Parque Iguaçu, no Jardim São Paulo; poderá aproveitar para checar a pressão arterial e a glicemia de foram gratuita, além de tirar dúvidas com equipes que estarão de prontidão.
Para aqueles que ainda não compraram flores para enfeitar os túmulos, a orientação principal é de que evitem arranjos com pratos que possam acumular água, além de pétalas artificiais. O objetivo é impedir a procriação do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor do vírus da dengue.
Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, entretanto, o material será removido posteriormente pela manutenção dos cemitérios para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.
A população também pode aproveitar a data de hoje para colocar em dia a taxa anual de manutenção dos túmulos, fixada atualmente em R$ 118,27. O valor é empregado na limpeza e em melhorias feitas periodicamente pelos funcionários dos cemitérios.
O não pagamento da taxa, pelo período três anos, pode acarretar na retirada dos restos mortais da sepultura inadimplente, sendo estes acondicionados no ossário municipal. Haverá equipes nos cemitérios fornecer orientações.
Celebrações
Hoje haverá missa no Cemitério Parque Iguaçu, no Jardim São Paulo, às 8h com a Paróquia Anunciação do Senhor; e às 9h e 16h com a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Somente neste espaço são esperadas cerca de 15 mil pessoas.
Na região central, a Paróquia São João Batista celebrará missa às 8h, seguida de uma procissão até o cemitério ecumênico, onde serão depositadas flores e velas. Uma segunda missa ocorrerá às 19h na igreja.
Também haverá missa às 7h no Cemitério Três Lagoas, com a Paróquia Nossa do Perpétuo Socorro; às 9h no Cemitério Parque Nacional, com a Paróquia São Pedro; às 8h na cripta da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A; e às 19h15 na Capela do Santíssimo da mesma igreja.
Simbologia
O Dia de Finados celebrado pelo cristianismo como se conhece hoje foi instituído pela primeira vez na França, no século X. O abade Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 de novembro de 998, que todos dedicassem aquela data para orar pelas almas dos que já se foram.
Mesmo sendo conhecido como um feriado católico aqui no Brasil, o Dia de Finados não é exclusivo desta fé. Os mortos são homenageados em um dia específico em muitas religiões.
Além da Igreja Católica, as igrejas Anglicana e Ortodoxa Oriental também celebram o Dia de Finados. As Igrejas Luterana, Metodista e Anglicana consideram o Dia de Finados uma continuação do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1° de novembro.
- Da redação / Foto: AMN