Com presença de autoridades, formatura marca o aniversário de 93 anos do 34° BIMec

Com a presença de autoridades civis e militares, uma formatura marcou o aniversário de 93 anos do Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec), em Foz do Iguaçu. A solenidade aconteceu no pátio da unidade militar, na manhã de segunda-feira (24). Dentre os presentes estava o comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general Evandro Luis Amorin Rocha, além de representantes das forças de segurança da fronteira.

A solenidade teve início com a recepção dos convidados, seguida pelo hasteamento da Bandeira Nacional e execução de canções do Exército. Um dos pontos altos foi à leitura do histórico de instalação, conquistas e atividades desenvolvidas pelo batalhão em Foz, Além da despedida dos soldados, incorporados em 2024, que concluíram o período de Serviço Militar Obrigatório.

Criado oficialmente em 1932, ao longo das décadas, o 34° BIMec teve diversas reformulações, passando de 1ª Companhia Independente de Fronteira (1932) a 1º Batalhão de Fronteira (1943), até adotar sua atual denominação de mecanizado em 2013.

Desde sua fundação, o batalhão tem a missão de proteger a soberania nacional na fronteira com Argentina e Paraguai, além de garantir a segurança territorial, atuando no combate ao contrabando, patrulhamento urbano e controle de acesso na Ponte da Amizade. A unidade participa ainda da Operação Ágata Fronteira Oeste II, com apreensões expressivas de drogas e reforço na segurança da região.

Outro ponto marcante da cerimônia foi à entrega do Diploma Amigo do Batalhão a algumas personalidades que contribuíram com a divulgação das atividades, serviços e festividades do 34° BIMec.

Dentre os agraciados esteve o fotógrafo Abel Jair Andreghetti, popularmente conhecido como Abel da Banca, foi homenageado por seus 20 anos de parceria com a unidade militar. O profissional já havia sido contemplado com o mesmo diploma em 1994.

Os demais homenageados na solenidade foram: o comandante do 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, capitão Stive Anderson Pereira; o comandante da 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada, capitão Ewerton Santiago; a fundadora da Pomare Empório, Michelle Cerutti; Clauri Ferrari, gerente de uma das unidades do Super Muffato em Foz; o empresário da Ceasa e o funcionário do banco de alimentos da unidade, Sidney Severino e Valdecir de Oliveira; e o professor de Krav Maga, Wagner Dabalos.

Após as honrarias, a tropa do batalhão foi abençoada pelo capelão, parabenizada pelo comandante local, tenente-coronel Victor Bernardes de Faria, e pelo comandante da 15ª Bda Inf Mec, general Rocha, e desfilou em continência às autoridades presentes. A solenidade de aniversário foi encerrada com um coquetel para os presentes.

 

Corrida da Paz

Também como parte das comemorações de aniversário, o 34° BIMec realizou, no último dia 19, a tradicional Corrida da Paz 2025, evento que celebra, também, o aniversário do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

A mobilização reuniu o efetivo do 34° BIMec em um percurso de 5 km pelas ruas de Foz do Iguaçu, com apoio da Guarda Municipal para garantir a segurança dos participantes. A corrida teve como objetivo incentivar a prática esportiva e fortalecer o espírito de equipe entre os militares.

  • Da redação
  • Fotos: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *