Com missas, jejum e encenações da Paixão de Cristo, católicos celebram Semana Santa
Com a tradicional celebração do Domingo de Ramos, teve início a Semana Santa para os cristãos católicos. Durante a homilia do dia, o bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges convidou os fiéis a refletirem sobre a vida pessoal de cada um e sobre o real significado da Páscoa, que será vivenciada neste dia 20.
Também chamado de Domingo da Paixão, a liturgia da data relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém onde, montado em um jumentinho, é acolhido por fiéis com um caminho feito por ramos diversos. Este momento foi um prelúdio da morte do nazareno, pois a mesma multidão que o homenageou, motivada por seus milagres, virou as costas para ele e pediu a sua crucificação poucos dias depois.
Em respeito e honra a morte de Cristo. No período da Semana Santa os cristãos intensificam as orações, a caridade, a introspecção e o jejum, especialmente de carne. Uma extensa programação aguarda os fiéis até a noite de sábado, com missas, orações do terço, momentos de reflexão e encenações da Paixão de Cristo em diversas igrejas. Todas as celebrações serão abertas à comunidade.
Nesta quarta-feira (16) ocorrerá a missa única dos Santos Óleos, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Na oportunidade serão abençoados os óleos sagrados usados nos sacramentos no Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. A celebração contará com a participação de todo o clero da diocese.
Na quinta-feira (17) será celebrada a missa da Instituição da Eucaristia, marcando o encerramento da Quaresma. A data recorda a última ceia de Jesus com seus apóstolos, abrindo o Tríduo Pascal. Haverá missa às 19h na Paróquia São João Batista, no centro; às 19h30 na catedral, e às 20h Paróquia São Francisco de Assis, no Morumbi.
Na sexta-feira (18) haverá celebração da Paixão do Senhor às 15h em todas as paróquias e na catedral. Às 17h acontecerá a Via Sacra na Paróquia São João Batista. Algumas comunidades terão procissão luminosa com as imagens de Jesus crucificado e Nossa Senhora das Dores.
No sábado (19) será realizada a Vigília Pascal com início às 19h na matriz do centro e às 19h30 na catedral da Vila A. Nesta missa acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano atual e duas letras do alfabeto grego: Alfa e Ômega, o princípio e fim de tudo.
Por fim, no domingo (20), acontecerá a celebração da ressureição de Cristo, a Páscoa, com missa na catedral às 8h, 10h e 19h30. A data, que é feriado nacional, também é marcada por reuniões familiares e troca de presentes. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
Autos da Paixão
Carregada de simbolismo e emoção, o Auto da Paixão de Cristo, que retrata a última ceia do nazareno com seus apóstolos, sua morte na cruz e sua ressurreição, será encenado em três igrejas de Foz do Iguaçu, no dia 18 de abril, reunindo quase 200 jovens da diocese local.
Uma das apresentações acontecerá na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, com início às 19h30.
Para quem mora na região do Jardim Cristina/América, haverá encenação da Paixão na Comunidade Santo Antônio, também com início às 19h30.
Já na região da Vila C, a apresentação acontecerá no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Luz, no mesmo horário das demais programações.
- Da redação
- Foto: divulgação