Com estruturas modernas e serviços diversos, cemitérios de Foz receberam quase 50 mil pessoas no final de semana
Com estruturas modernas, segurança e serviços gratuitos de saúde, os cemitérios municipais de Foz do Iguaçu receberam quase 50 mil pessoas no final de semana. O dia de maior movimento foi o sábado (2), data em que foi celebrado o Dia de Finados. Por conta da chuva, tendas foram montadas para a celebração das missas e cultos, oferecendo mais conforto aos visitantes.
Enquanto realizavam as homenagens aos entes queridos que já partiram, a população também pode aproveitar para verificar a saúde, realizando testes de glicemia, aferição da pressão arterial e exames de visão simples.
Quem visitou os cemitérios nos últimos dias também pode conferir uma série de melhorias na estrutura dos espaços, que contam com capelas mortuárias climatizadas e equipadas com sofás, banheiros e câmeras de segurança. As fachadas dos campos-santos também ganharam uma repaginada, com pinturas e instalação de pequenos jardins.
Todas as obras foram executadas pela Camis Assessoria, que administra os espaços desde 2008 através de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal. Parte dos investimentos são fruto dos valores angariados com a cobrança da taxa anual de manutenção dos jazigos e custos adicionais para a realização de concertos, pinturas e exumações.
“Todos os valores cobrados pelos serviços da Camis são estabelecidos pela prefeitura municipal através de decreto, garantindo assim, acesso a todos os moradores da cidade”, explicou a gerente administrativa da empresa, Amanda Camargo.
Desde que assumiu a gestão dos campos, a concessionária já investiu mais de R$ 1,6 milhão em melhorais, valor acima do previsto no contrato de 20 anos concessão. O montante foi empregado em reformas diversas e na construção de gavetas verticais, com preocupação ecológica, ampliando o espaço para sepultamentos.
“As mudanças são visuais para todas as pessoas que conheceram os cemitério antes da gestão da Camis e após todos os investimentos, que foram e continuarão a serem realizados para que haja o melhor atendimento às pessoas que buscam os serviços da empresa”, destacou Amanda.
O investimento mais recente foi à implantação do projeto “Jazigos que contam histórias”, que visa à instalação de QR Codes nos túmulos de personalidades e pioneiros sepultados em Foz, com o objetivo de criar um memorial virtual que servirá não somente como registro, mas como homenagem àqueles que ajudaram na construção do município.
Programas sociais
Além de atuar na gestão dos cemitérios, a Camis Assessoria também se estabeleceu no ramo social em Foz, mantendo programas voltados especialmente às famílias carentes que vivem em comunidade próxima à sede da empresa, anexa ao Cemitério Ecumênico São João Batista, na área central da cidade.
Dentre as ações realizadas, destaca-se o Natal Solidário, mobilização que arrecada cestas básicas, brinquedos, doces e presentes para crianças em situação de vulnerabilidade. O trabalho acontece todos os anos em dezembro, desde 2017, e conta com a ajuda de voluntários.
Durante a pandemia de covid-19, a empresa mobilizou empresários da região para auxiliar as pessoas mais atingidas durante a crise, levando alimentos e conforto no período de crise. As atividades foram reconhecidas e parabenizadas pelo Núcleo Criança de Valor.
Fundamentos e valores
A Camis foi fundada em 2006 com a missão de oferecer serviços de qualidade e eficiência em um dos momentos mais sensíveis da vida humana: a perda de um ente querido. Em 2007, a empresa obteve uma concessão de serviço público para gerenciar, manter e conservar cinco cemitérios públicos, juntamente com serviços de velório em Foz.
Os cemitérios sob administração da empresa abrangem uma área total de 92 mil m², incluindo cerca de 20 mil jazigos. Um dos espaços é voltado à comunidade árabe muçulmana e conta com aproximadamente 400 jazigos voltados para Meca, cidade da Arábia Saudita considerada sagrada pelos seguidores do Islamismo.
- Da redação /Fotos: Camis Assessoria