Codefoz receberá candidatos a prefeito para assinatura de compromisso pelo desenvolvimento
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) irá receber os candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu para a assinatura do termo de compromisso “Agenda Prioritária de Desenvolvimento Econômico: Ações Estruturantes”. Aberta à comunidade, a plenária será na próxima quinta-feira, 29, às 16h, no auditório da ACIFI.
Os postulantes ao cargo de gestor terão dez minutos cada um para expor como pretendem efetivar as demandas em prol do desenvolvimento. São três proposições de abrangência macro, que desencadeiam processos de crescimento da cidade e de melhoria da qualidade de vida dos iguaçuenses.
A Justiça Eleitoral recebeu sete pedidos de registro de candidatura à prefeitura. São eles: Airton José (Foz de Toda Gente), General Silva e Luna (Foz em Primeiro Lugar), Jurandir de Moura Latinha (Rede/PSOL), Paulo Mac Donald (Viva Foz do Iguaçu), Samis da Silva (Foz Para Todos), Sérgio Caimi (PMB) e Zé Elias (União Brasil).
Os sete prefeituráveis de Foz do Iguaçu foram consultados previamente sobre a disponibilidade da data, confirmando a agenda, e o termo foi enviado a eles. O comprometimento de agentes públicos que disputam cargos eletivos com bandeiras e projetos coletivos é uma ação tradicional do Codefoz, que ocorre a cada pleito.
Demandas estruturais
Os candidatos assumirão perante a sociedade a pactuação sobre necessidades estruturais bem definidas e exequíveis. Neste ano, o termo de compromisso aprovado pelos conselheiros de desenvolvimento enfoca o crescimento planejado, estruturado e contínuo, como forma de gerar mais empregos e renda em Foz do Iguaçu.
“Ao assinar o termo, os candidatos se comprometem perante a comunidade, representada pela sociedade civil, poder público e setor privado, com uma visão de futuro para Foz do Iguaçu”, enfatiza o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “As três pautas são indutoras de frentes de desenvolvimento, por isso, estratégicas”, reforça.
O exercício da cidadania, em que a participação da sociedade é contemplada, é outro ponto destacado pelo dirigente. “Esse é um princípio da democracia, em que os proponentes de uma candidatura recebem e acatam o que a comunidade propõe. Afinal, é a coletividade que arca com as ações públicas e, portanto, é ela que deve receber os benefícios, na forma de serviços eficazes”, conclui.
Ampliar o debate
Para os candidatos a prefeito, a plenária do Codefoz servirá, ainda, para ampliar o diálogo com o eleitorado. Além da exposição direta para lideranças, que integram entidades representativas e de classe, universidades e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, o encontro terá transmissão on-line. Assessores também poderão registar e gerar conteúdos para a campanha.
Plenária do Codefoz
Data: 29 de agosto (quinta-feira), das 16h às 18h30
Local: auditório da ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro)
Público: comunidade em geral
- AI Codefoz – foto Divulgação-Codefoz