Cobertura asfáltica da Perimetral Leste passa de 66%, diz boletim do DER-PR

A cobertura asfáltica da Perimetral Leste passou em junho de 66% da aplicação, informa o boletim do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). No período, as frentes de trabalho seguiram avançando, “consolidando importantes etapas do cronograma”, reforça o informativo. Os serviços de terraplenagem atingiram 90% de execução, representando um marco significativo para o progresso da infraestrutura. Na pavimentação, os esforços foram concentrados na execução das camadas de sub-base e base, fundamentais para a durabilidade e qualidade do pavimento.

A Perimetral Leste, via de aproximadamente 15 quilômetros, vai ligar a aduana da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, próximo ao Marco das 3 Fronteiras, a aduana nova da Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina, à BR-277, já fora da área urbana de Foz do Iguaçu. A obra, uma cobrança histórica da população iguaçuense, vai comportar o fluxo de caminhões de cargas, evitando que estes veículos transitem pela área central do município.

De acordo com o boletim do DER-PR, em junho, foram aplicados aproximadamente 5.500 m² de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), chegando a 66% do total previsto. A nova via, construída com recursos da Itaipu Binacional em convênio do Governo Federal e Governo do Estado, deve ser concluída até o final deste ano, segundo projeções do órgão responsável pela execução do projeto.

Na Aduana Brasil-Paraguai, os edifícios continuam em ritmo acelerado, com foco na finalização dos acabamentos internos e na instalação dos revestimentos metálicos das fachadas. No pátio, destacam-se a execução de meio-fio e calçadas, além do início da instalação de pavers de alta resistência (50 MPa) nas áreas destinadas ao tráfego pesado, sendo o início de uma etapa que contempla cerca de 35 mil m² de pavimentação.

 

Desvio

Na Aduana Brasil-Argentina, prosseguem os trabalhos de montagem de divisórias em drywall e instalação das redes elétrica e hidrossanitária. Ainda no mês de junho, entrou em operação o novo desvio de trafego na aduana BR-ARG. Agora, os veículos passam a circular parcialmente sobre uma das alças do viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves.

Essa mudança é essencial para viabilizar a construção de estruturas como a subestação, o depósito MAPA, o reservatório e a casa de bombas, além de permitir o avanço da pavimentação do acesso de servidores e do estacionamento. Reforçamos a importância da atenção redobrada ao novo trajeto.

A velocidade máxima no local é de 20 km/h, e a sinalização foi intensificada com tachões, tachinhas e pintura nos trechos pavimentados. Os motoristas devem respeitar a sinalização e seguir as orientações de segurança, garantindo fluidez e proteção a todos que transitam pelo local.

 

  • Da Redação
  • Fotos: DER-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *