Celebrações e atos de solidariedade marcaram o Dia de Corpus Christi em Foz
Celebrações e atos de solidariedade marcaram o Dia de Corpus Christi em Foz do Iguaçu nessa quinta-feira (8). Dia santo para os católicos, a data contou com programação especial em diversas igrejas da cidade, onde foram realizadas missas e procissões. Os tradicionais tapetes, confeccionados com pós-coloridos, tampinhas e outros materiais, enfeitaram as ruas.
A “festa solene” do Corpo e Sangue de Cristo acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. O evento foi criado pelo Papa Urbano IV em 1264. Pela tradição, a solenidade é um dos poucos momentos em que a hóstia consagrada sai da igreja.
Na catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, os fiéis levantaram cedo para celebrar. Era por volta das 4h30 quando as equipes de voluntários arregaçaram as mangas e iniciariam a confecção dos enfeites no entorno da igreja. Às 9h30 foi realizada a missa, presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges.
Durante a homilia (popular sermão), o sacerdote lembrou os milagres de Jesus Cristo e sua compaixão com a humanidade. Ele destacou ainda a importância da Eucaristia para os católicos e a necessidade de fortalecer a fé.
“É bom demorar-se com Jesus, inclinar-se diante dele na Santíssima Eucaristia, assim como fez o apóstolo João na última ceia com o senhor. Quando nós nos demoramos em oração diante do sacrário, nós também estamos ali nos inclinando diante do senhor, deixando-nos tocar pelo amor infinito do seu coração. A oração tem que fazer parte da nossa vida”, destacou Dom Sérgio.
Logo após a celebração o bispo percorreu as ruas com o Ostensório (objeto sagrado usado para expor a hóstia consagrada). Em peregrinação, os devotos seguiram atrás do sacerdote rezando e entoando cânticos, simbolizando o “rebanho” de Cristo.
Na paróquia São João Batista, na área central, os fiéis participaram da missa às 9h e na sequência de uma procissão na quadra ao entorno da igreja. Neste ano a paróquia não realizou a confecção do tapete, mas aproveitou a data para arrecadar roupas, calçados e alimentos não perecíveis, que serão doados a pessoas carentes.
Ação semelhante ocorreu na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde. Durante a missa, celebrada às 8h, a comunidade pode realizar um gesto de amor ao próximo, doando alimentos e roupas de inverno.
União e bondade
O feriado dessa quinta-feira também foi marcado pelas ações do Dia da Bondade, evento realizado todos os anos pelos grupos Muffato e Tarobá, no qual são arrecadados roupas, cobertores, calçados e alimentos não perecíveis. Os donativos, que foram repassados à Secretaria de Assistência Social em Foz ajudarão milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A separação e entrega dos produtos ocorreu durante uma grande festa realizada no SuperMuffato Portinari, na Avenida JK. Voluntários de diversas empresas e faculdades da região se uniram para oferecer serviços gratuitos de saúde e estética, cortes de cabelo, além de pintura facial e brincadeiras para as crianças.
Artistas locais e membros do Centro de Tradições Gaúchas Charrua alegraram a celebração com músicas ao vivo e demonstrações de danças típicas do Rio Grande do Sul. Militares do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado auxiliaram na separação dos donativos e no transporte, fornecendo caminhões para a ação.
- Da redação / Foto: divulgação paróquias