Câmara de Foz questiona Executivo sobre viabilidade de implementação da Cidade do Autista
O vereador Sidnei Prestes (Mobiliza), por meio do requerimento 57/2025, pediu informações para a Prefeitura sobre a viabilidade técnica e orçamentária da criação da Cidade do Autista. O objetivo do projeto da cidade é utilizar a estrutura da Escola Municipal do Jardim Naipi, o espaço do Centro da Juventude e o terreno ao lado, para criar um complexo multidisciplinar especializado no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades especiais. O requerimento já passou pelo plenário e aguarda resposta do Poder Executivo.
O documento solicita informações à Prefeitura sobre a viabilidade de adaptar a escola para atender crianças com TEA e outras necessidades especiais. Ele ainda pergunta sobre possíveis adaptações, a integração do Centro da Juventude ao projeto, o uso de um terreno ao lado para expansão, os custos estimados para essas mudanças e se há previsão orçamentária ou possíveis fontes de financiamento. Também questiona se já existe algum estudo técnico sobre um centro especializado e a possibilidade de parcerias para a administração do espaço.
Sidnei Prestes, autor da proposição, falou: “Nós sabemos das entidades que fazem um trabalho na área, como o CER. Porém, ainda é deficitária. Eu, como vereador, tenho o grande sonho de adaptarmos esse espaço e fazer a Cidade do Autista. Para tratar das crianças e adultos com o espectro autista”, apontou.
O parlamentar ainda comentou sobre o diálogo com o Poder Executivo: “Já estamos com tratativas com a Prefeitura, com outros vereadores, com deputados federais e estaduais, para a gente conseguir o recurso e realizar esse grande sonho em Foz do Iguaçu. Estou muito feliz, porque a gente está muito perto de realizar essa conquista”, finalizou.
- CMFI
Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz