Câmara de Foz lamenta falecimento de Hikmat Salem Nasser, cidadão honorário do município
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta profundamente o falecimento de Hikmat Salem Nasser, aos 96 anos, no último dia 09 de outubro de 2024, no Hospital da Unimed em Foz do Iguaçu. Hikmat Nasser era cidadão honorário de Foz do Iguaçu, em atendimento ao projeto de decreto legislativo 09/2024, de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), que ao ser promulgado se tornou lei, a partir do decreto legislativo 13/2024. A solenidade não pode acontecer em virtude das vedações impostas pelo período eleitoral.
Hikmat Salem Nasser chegou ao Brasil em 1954 e em 1970 mudou-se com a família para Foz do Iguaçu, onde ficou definitivamente. Nesta época a cidade e a região estavam em clima de pujante crescimento com a Ponte da Amizade e posteriormente com a Itaipu. Em 1975 com a Guerra Civil, um período de intenso sofrimento para os libaneses, conflito que durou até 1990, muitos imigrantes vinham para a tríplice fronteira e foram abrigados na casa de Hikmat Nasser, local em que recebiam o primeiro apoio.
Empresário, ele também deu sua contribuição sendo um dos principais responsáveis pela constituição de escolas e associações beneficentes e locais sagrados para a comunidade árabe do município. Por toda trajetória e luta de uma vida, o Legislativo Iguaçuense reconhece a relevância do cidadão honorário do município e externa aos familiares e amigos enlutados condolências e força para enfrentar este momento de dor e tristeza.
- CMFI