Cães da Guarda Municipal: Unidade K9 volta a reforçar o patrulhamento em Foz do Iguaçu
A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu ganhou o reforço de três novos integrantes, com o faro aguçado e muito bem adestrados: a Brenda, a Glock e o Xerife. Os três cães da raça Pastor Belga Malinois já ganharam o colete da corporação e cumprirão escala, assim como os demais agentes.
A Unidade K-9 ficou desativada por sete anos, mas, na última semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmou um termo de cooperação com a empresa Kennel Adestramento para reativar o setor. O objetivo é fortalecer as equipes táticas e o patrulhamento em todas as regiões da cidade, visando coibir crimes e melhorar a sensação de segurança para a população de Foz.
Os novos integrantes caninos da GM são capazes de detectar substâncias ilícitas, como drogas, e armas e munições; auxiliam na apreensão e ataque de pessoas suspeitas de crimes; e podem ajudar na localização de pessoas desaparecidas.
Além disso, conforme conta o inspetor Ezequiel Bertolino, responsável pela unidade K9 da GM, o trio canino também acompanhará as equipes nos trabalhos de prevenção ao uso de drogas nas escolas. “Estamos esperançosos de que o emprego desses cães irá otimizar e dar mais visibilidade ao trabalho da Guarda Municipal”, diz Bertolino.
O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco, conta que Brenda, Glock e Xerife entram nas escalas da corporação a partir desta segunda-feira (31). “Assim como os demais guardas, eles farão escala. Então, terão tempo para o trabalho, para descanso e para treinamento”, ressalta.
Segundo o secretário, o retorno da Unidade K-9 foi um pedido do prefeito General Silva e Luna e tem como intenção proporcionar aos iguaçuenses e aos visitantes da cidade maior sensação de segurança. Visa, também, destacar ainda mais a atuação da GM. “É um reforço muito importante para colocarmos a nossa Guarda Municipal como referência para o estado e, futuramente, para todo o país”, complementa Tinoco.
- ACS PMFI