Black Friday deve gerar aumento de até 30% nas
vendas de eletrodomésticos e eletrônicos em Foz

A Black Friday, oficialmente programada para o dia 25 de novembro, deve aumentar em até 30% as vendas de eletrodomésticos e eletrônicos em Foz do Iguaçu. As lojas já estão preparadas e chegaram a registrar uma boa movimentação nesta semana, mas a grande corrida pelos descontos deve começar mesmo na segunda-feira (21), quando as promoções podem atingir até 70%.

Esse potencial de sucesso é confirmado por uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae, que aponta um grande interesse dos consumidores em televisores com boa resolução, smatphones e notebooks. Estes itens lideram a intensão de compras do período.

Uma parcela das pessoas interessadas na Black são torcedores que querem garantir aquela TV de boa qualidade para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A outra parcela engloba aqueles que pretendem antecipar a comprar dos presentes de Natal, com foco em roupas e calçados.

Seja qual for à preferência, as lojas da fronteira estão preparadas e a expectativa é grande.  “A Copa do Mundo tem influenciado bastante as vendas de televisores e nós nos preparamos com bastante antecedência para garantir o produto para o consumidor. Outros itens que têm sido muito procurados são aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, devido ao intenso calor que faz em Foz”, contou o gerente de uma loja da região central, Evandro dos Santos.

O tíquete médio de investimentos, segundo a Fecomércio, gira neste ano entre R$ 500 a R$ 1 mil. Pesquisando com antecedência é possível encontrar bons produtos nesta faixa de preços, mas é preciso estar atento para não ser vítima de fraude. De acordo com o Procon, a melhor ideia é monitorar o valor do produto desejado para confirmar se de fato houve redução na data escolhida para a compra.

Investir na transparência e em bons descontos à vista é uma forma eficaz para os lojistas atraírem o olhar dos consumidores e garantir os resultados esperados. E o que é bom para o cliente é ótimo para os empresários, já que boas vendas fazem a economia girar e ampliam as possibilidades de expansão dos negócios e oferta de vagas de emprego.

Para se ter uma ideia das ações, de acordo com uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday de 2022 deverá movimentar R$ 4,21 bilhões no país, avançando 13,2% em relação ao evento do ano anterior.

Sucesso na fronteira

Prova dos bons resultados da Black Friday foram as vendas em Ciudad del Este. A cidade vizinha a Foz antecipou as promoções para a semana de 11 a 15 de novembro, coincidindo com o feriado de Proclamação da república no Brasil. Pelas lojas do popular microcentro passaram cerca de 150 mil pessoas nos cinco dias de descontos.

De acordo com a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, organizadora da Black paraguaia, o evento movimentou cerca de US$ 260 milhões, o equivalente a R$ 1,4 bilhão, trazendo a tão esperada recuperação econômica que o município aguardava.

“Todos os participantes coincidiram que neste ano tivemos mais vendas que na edição anterior, que a superamos em cerca de 30%. Para nós, esses números representam sucesso e acreditamos que a atividade comercial vai se manter assim até o fim do ano”, destacou o presidente da Câmara, Said Taiyen.

Da redação / Foto: GDia

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