Baixa vazão do rio Paraná vai aumentar filas de caminhões na Ponte da Amizade

A estiagem vem afetando a bacia do rio Paraná e praticamente inviabilizando a navegação para escoamento da safra agrícola no Paraguai. A baixa vazão do rio vai aumentar as filas de caminhões que se formam para cruzar a Ponte da Amizade entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, no Brasil, especialmente neste período de final de ano. A afirmação, de representante do Sindicato dos Caminhoneiros, traz à tona uma situação que vem gerando cobranças dos moradores e comerciantes da região fronteiriça.

 

O problema do fluxo de caminhões na passagem de fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, pode durar até o final do ano, prospectou Ricardo Ruiz Bauman, em entrevista à Rádio La Clave. Mais de 600 caminhões com cargas passam diariamente pela Ponte da Amizade e as vagas de estacionamento ao longo da PY02, rodovia que liga a região a Assunção, capital do Paraguai, não são ampliadas afirma o profissional do volante.

 

O dirigente classista defendeu que este fenômeno climático se deve à própria natureza do trabalho dos transportadores de mercadorias nesta temporada. “Não há previsão animadora de chuvas prolongadas, o nível do rio não é adequado ao transporte marítimo e só temos a Ponte da Amizade como única passagem”, afirmou Bauman.

 

Portos

Muitos dos veículos que cruzam pela região, no sentido Paraguai-Brasil, transportam safras agrícolas do país vizinho até os portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), com destino ao mercado internacional. Ricardo Bauman explicou que conversou com a alfândega do Brasil, da Receita Federal (RFB), e conseguiu agilizar alguns trâmites, mas que não são suficientes para a grande demanda por caminhões pesados.

 

Enquanto isso, até que a Ponte de Integração seja habilitada, este problema rodoviário continuará a persistir, acredita ele. A segunda via unindo Brasil e Paraguai na região de Foz do Iguaçu já está concluída, mas devido o atraso nas obras complementares de acesso e das aduanas nos dois países, a estimativa é que a mesma só entre operação o final de 2025 e passe a funcionar plenamente a partir de 2026.

 

Fila dupla

O estacionamento de caminhões com cargas as margens da PY02 há algum tempo vem gerando reclamações de moradores e comerciantes, especialmente de Ciudad del Este. No início de setembro, conforme registrou o GDia, a reclamação era especificamente pela formação de filas duplas de caminhões com cargas ao longo da rodovia. Lideranças políticas e sociais se mobilizaram para cobrar uma solução ao problema, que gerou vários incidentes, afirmaram.

 

A região da Tríplice Fronteira concentra o maior movimento de cargas via terrestre da América Latina. Para se ter uma idéia, em 2023, o Porto Seco de Foz do Iguaçu bateu recorde de movimentação, com uma corrente de comércio desembaraçada de US$ 6,7 bilhões, o que representa um aumento de 3,27% em relação ao ano anterior. Em média, 200 mil veículos com cargas passam pela estrutura.

  • Da Redação /Foto: Gentileza/Rádio La Clave

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