Audiência pública aborda planejamento da licitação do novo campus da Unila
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) realizou nesta quarta-feira (16) uma audiência pública prévia de apresentação dos critérios gerais da licitação para a retomada das obras do novo Campus Arandu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A atividade contou com a participação de autoridades da Itaipu Binacional, Unila e Ministério da Educação (MEC).
Em sua fala de boas-vindas, Gisele Ricobom, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, explicou que o projeto traz um impacto significativo para a região. “Estamos falando de algo de grande magnitude. Por se tratar de um projeto de Oscar Niemeyer para uma universidade pública, federal e brasileira, com vocação latino-americana, e também em função das instituições envolvidas no trabalho de retomada dessa obra, como a Itaipu, o UNOPS, o MEC e a Unila. Estamos em um estágio bastante avançado da retomada, e a audiência pública simboliza esse progresso.”
A reitora da Unila, Diana Araujo Pereira, também reforçou que a retomada representa um momento histórico para a instituição. “Já esperamos muito tempo para que esta obra seja finalizada, e para que finalmente possamos ver nosso novo campus edificado. A Unila é uma universidade singular no cenário nacional, que tem, entre os alunos, mais de 30 nacionalidades. É uma universidade comprometida com toda a região da América Latina e do Caribe. O Campus Arandu simboliza a consolidação desse projeto diferenciado de universidade.”
Por fim, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Mara, destacou que o projeto é muito importante para o Governo Federal. “Acreditamos nesse projeto, que representa também uma oportunidade de desenvolvimento da região, com geração de empregos. Que a gente possa sair desta audiência com a esperança de uma licitação com muito sucesso.”
O evento, que reuniu representantes de mais de 30 empresas, teve como objetivo identificar interessados em participar da licitação de execução da obra, bem como coletar informações de mercado. A consulta não substitui o processo licitatório, que acontecerá em dezembro deste ano, sob a responsabilidade do UNOPS.
“Apresentar o planejamento da licitação neste momento prévio é fundamental para estimular a participação das empresas neste projeto, que tem um valor simbólico muito grande. É um dos últimos feitos em vida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem características de uma obra-monumento e sua conclusão trará impactos positivos para a Unila, e também para toda a cidade de Foz do Iguaçu e região”, explicou o gerente de projetos do UNOPS, Rafael Esposel.
O edital de licitação abrange a finalização da primeira fase do projeto de Niemeyer e contempla os edifícios do restaurante universitário e biblioteca, o prédio administrativo, o edifício de salas de aula, as vias de acesso e conexão com a via pública e uma central de utilidades.
A audiência também contou com transmissão online, através do canal do Youtube da Itaipu Binacional, e está disponível para aqueles que não conseguiram participar de forma presencial, mas que têm interesse em saber mais sobre o projeto de retomada das obras do novo Campus Arandu.
Como participar da licitação
Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, o UNOPS divulga suas licitações na plataforma UNGM (sigla em inglês para United Nations Global Market). As empresas interessadas em participar da licitação, que será lançada em dezembro deste ano, podem realizar o registro prévio no site https://www.ungm.org.
Neste momento também está aberta pesquisa de mercado (Request for information- RFI), que também pode ser acessada pela plataforma UNGM.
O projeto
O UNOPS tem um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para a execução do projeto de retomada das obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Um dos últimos projetos elaborados por Oscar Niemeyer, a obra da Unila possui grande valor simbólico para a cidade e região.
O projeto original do novo campus da Unila é composto por uma estrutura de seis prédios no total. No entanto, nesta fase 1 do edital de licitação serão contempladas em bloco apenas as etapas de finalização da construção das três edificações que já haviam sido iniciados em 2010 e que tiveram suas obras interrompidas em 2014.
- Imprensa de Itaipu / Foto: Fernanda Yumi/UNOPS