Argentinos lotam o comércio de Foz e Ciudad del Este atraídos por preços baixos
A valorização do peso argentino nos últimos meses mudou o fluxo de consumidores na Tríplice Fronteira. Se antes brasileiros e paraguaios buscavam Puerto Iguazú para abastecer a despensa e garantir pequenas compras, agora a movimentação é inversa: milhares de argentinos cruzam as pontes Tancredo Neves e da Amizade para aproveitar preços mais baixos no comércio de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).
A mudança é resultado direto da política econômica do presidente Javier Milei, que elevou o poder de compra da população. O reflexo é evidente nos corredores do Shopping Catuaí Palladium, na Avenida das Cataratas, e nas lojas populares da Avenida Morenitas, no bairro Porto Meira. Supermercados, farmácias e lojas de roupas estão cheios de consumidores argentinos que buscam desde alimentos até agasalhos.
Em Ciudad del Este, tradicional polo de turismo de compras, a presença argentina é ainda mais notável. Produtos eletrônicos, cosméticos e perfumes estão entre os mais procurados, fazendo as lojas voltarem a registrar lotação semelhante aos períodos de maior movimento antes da pandemia.
“O bom é que os argentinos voltaram com dinheiro e estão comprando muito”, comemorou o empresário Chari Hammoud, presidente do Centro de Importadores e Comerciantes (Cicap) de Ciudad del Este. “Parece que na Argentina falta tudo? Ou tudo está muito caro. Estamos acompanhando de perto esse novo consumidor extra que ninguém estava esperando esse mês. Três fronteiras de novo, os três países unidos. Demorou mas voltou com força.”
Desafios logísticos
Apesar do movimento intenso, a infraestrutura segue como um entrave. O congestionamento diário na Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, preocupa comerciantes. Hammoud defende a imediata abertura da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, concluída há mais de dois anos, mas ainda sem operações plenas por falta de aduanas e acessos.
“Precisamos nos unir para abrir a segunda ponte este ano. Sim ou sim, tudo é possível. Os dois países que construíram a maior obra do mundo, a Itaipu Binacional, podem sim abrir a segunda ponte ainda este ano”, afirmou.
Para o presidente do Cicap, a abertura reduziria gargalos logísticos e aumentaria a capacidade de atendimento ao fluxo regional. “Com ajuda de todos, especialmente dos meios de comunicação, vamos mostrar que é uma vontade política”, reforçou.
Cidade mais barata do mundo?
Segundo Hammoud, Ciudad del Este é hoje um dos destinos de compras mais competitivos do planeta. A justificativa é simples: a margem de lucro foi reduzida para manter o movimento aquecido. “Compreendemos que, para vender muito, deve ganhar pouco. Hoje todo mundo está no celular vendo os preços no mundo inteiro e comparando”, concluiu.
O impacto desse novo cenário se reflete em toda a economia local. Hotéis, restaurantes e transportes em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este também registram alta na demanda. Para comerciantes, a perspectiva é de crescimento contínuo enquanto o peso argentino seguir valorizado e a inflação controlada.
- Da redação