Aniversário de 111 anos de Foz do Iguaçu terá desfile com instituições civis e militares
Foz do Iguaçu celebrará seus 111 anos com um desfile cívico que deve reunir mais de 4.500 participantes na próxima terça-feira (10), data do aniversário do município. A cerimônia acontecerá a partir das 9h na Avenida Paraná, em novo trajeto entre a Avenida República Argentina e a Rua Rosa Cirilo de Castro.
O evento terá representantes de escolas públicas e privadas, entidades sociais, secretarias municipais e instituições binacionais. Duas escolas paraguaias também confirmaram presença no ato, que se soma ao calendário de comemorações pelo aniversário da cidade.
Participarão ainda secretarias de Esporte, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Juventude e Melhor Idade, além da Fundação Cultural e do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans). A trilha sonora será garantida por bandas marciais do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada, da Guarda Mirim, da Assembleia de Deus e do Colégio da Polícia Militar.
Entre as instituições confirmadas estão o Siate, Guarda Mirim, Apae, Adifi, Rotary, Lions, ACDD, Apasfi, LBV, Núcleo Criança de Valor, Comunidade Chinesa e o Centro de Adaptação Neurológica Nosso Canto.
Montagem e interdições
Para viabilizar o desfile, a Avenida Paraná será parcialmente bloqueada a partir das 9h do sábado (7), entre a Avenida Costa e Silva e a Rua Rosa Cirilo de Castro, sentido Centro–Vila A. A montagem das estruturas, como palco, arquibancadas e gradis, seguirá nos dias seguintes.
No domingo (8) e na segunda-feira (9), o bloqueio será total no mesmo trecho, das 8h até o fim do dia. Já na manhã do desfile, a interdição da Avenida Paraná será ampliada, com restrições de circulação também nas ruas do entorno.
Entre as vias afetadas estão:
Rua Rosa Cirilo de Castro: bloqueio parcial entre a Paraná e a Rua Epifânio Sosa;
Avenida Venezuela (antiga Duque de Caxias): bloqueio parcial entre a Paraná e a Rua Adoniran;
Rua Padre Bernardo Plates: bloqueio parcial entre a Rosa Cirilo e a Rua Silvino Dal Bó.
O desfile é organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.
- Da redação com PMFI