Aliança Francesa faz balanço do ano e comemora integração com a comunidade local

 

A legítima cena que Foz do Iguaçu proporciona: pessoas de nacionalidades e idades diversas compartilhando informações, culturas e vida social. A Aliança Francesa de Foz do Iguaçu fecha o ano de 2024 com 7 eventos fixos, além das turmas de francês e da inauguração do consulado honorário da França na cidade.
O presidente da instituição, Rogério Henrique Miranda, destacou os objetivos da Aliança. “Nós temos o privilégio de promover o idioma e a cultura francesa e, com isso, aproximarmos pessoas e construir pontes com a comunidade, de forma a fortalecer o diálogo intercultural”.
Os eventos realizados foram uma mistura de gastronomia, arte e cultura. O “Club du Vin”, por exemplo, reuniu pessoas interessadas em conhecer mais sobre o universo dos vinhos e colocou em contato sommeliers e apreciadores. Há uma explicação sobre os vinhos selecionados para a ocasião e um jantar preparado por um Chefe de Cozinha convidado. No “Cine Club” são propostas sessões temáticas gratuitas para alunos e convidados de forma gratuita. Os filmes são em francês com legenda em português. Após a sessão, acontece um bate papo, em português, sobre o filme. A resenha cultural “Après-midi Culturelle” promove encontros culturais abertos a alunos e convidados de forma gratuita. Um convidado expõe, em português, um tema relevante, de forma interativa, que pode tratar de literatura, arte, sociedade, cultura, turismo, desenvolvimento, gastronomia, dentre outros. Logo após, acontece uma conversa informal regada a “un verre de vin” compartilhada pelos próprios participantes. Um dos temas abordados neste ano foi como a França utiliza a moda como soft power. Em outro momento, foi realizado debate sobre a jornada do heroi e sua relevância durante a leitura de um livro ou a exibição de um filme. No “Clube do livro”, periodicamente os leitores se encontram para fazer a discussão sobre um livro selecionado, normalmente de autores franceses. Já a “Fête de la Musique” acontece oficialmente na França no dia 21 de junho, e marca o início do verão. A música invade todo o país num clima de festa e alegria. A Aliança promove sua edição com músicos locais. Neste ano, participaram da ação estudantes e músicos da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Rogério ainda explica que os eventos realizados tem como objetivo promover o intercâmbio cultural. “O ano de 2024 foi excepcionalmente bom porque tivemos casa cheia em todos os eventos.”
Em relação ao aprendizado do idioma francês, a Aliança Francesa de Foz do Iguaçu promove cursos regulares, curso intensivo de férias, semi-intensivo e o personnalisé, com professores nativos e qualificados. Também há o “Atelier Conversação”, cujo módulo promove um espaço para debate, em francês, de diferentes temas da atualidade, vida social e cultural e do cotidiano e o “Atelier Gramática”. Os encontros são abertos a alunos e convidados. A Aliança Francesa é vinculada pedagogicamente à AF de Paris, que é uma extensão do Ministério da Educação da França. A aprendizagem do idioma francês é bastante utilizada por estudantes de mestrado e doutorado, para estudos internacionais, já que é considerada uma língua obrigatória para questões relacionadas à diplomacia, para quem planeja visitar ou estudar em países francófonos, como Canadá, França, Bélgica e Suíça e também a quem tem interesse em temas como turismo, arte, arquitetura e literatura.

Consulado honorário da França em Foz do Iguaçu

Em maio deste ano, foi inaugurado na sede da Aliança Francesa de Foz do Iguaçu um dos escritórios do consulado honorário da França no Brasil. O cônsul honorário, Geferson Ecker, explica que na jurisdição, que corresponde a Foz do Iguaçu até o norte do Paraná – passando pelas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Londrina – há 158 franceses inscritos. “O consulado honorário tem um papel extremamente relevante e representa um reconhecimento a Foz do Iguaçu. São realizados atendimentos de entrega de documentos como identidade e passaportes e também recebemos franceses com demandas diversas”. Geferson reforçou que a participação do idioma e da cultura francófona em Foz do Iguaçu também ocorre a partir da quantidade de turistas franceses que visitam a cidade, cujo número é estimado em 30 mil ao ano”.

Sobre a Aliança Francesa
Instituição sem fins lucrativos, a Aliança Francesa destina-se ao ensino do francês e à promoção da cultura francófona. Está presente em mais de 130 países. No Brasil, existe há mais de 130 anos e em Foz do Iguaçu desde 2010 como Aliança Francesa.

Mais informações
Aliança Francesa de Foz do Iguaçu
www.aliancafrancesafoz.com.br
@aliancafrancesafoz
Fonte: Assessoria-foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *